Título da Redação: Por uma união de classes

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Suellen Machado


A segregação das classes sociais é um grande problema que não enfrentávamos séculos atrás, mas atualmente no Brasil este tem sido um caso ocorrido. Hoje, geralmente as pessoas de classes bem sucedidas mostram sua superioridade financeira para os de classe baixa, consequentemente surgindo desigualdade social.

O processo de “camarotização” representa a superioridade dos membros da burguesia em que eles se sentem superiores aos demais, mostrando então seus direitos sempre nas melhores educações, transportes, moradias, etc. A superioridade apresentada justifica o preconceito com os cidadãos de baixa renda, gerando, por tanto uma desigualdade social e uma exclusividade para os bens sucedidos entre as classes fazendo o dificultamento do convívio dos grupos sociais.

Séculos anteriores os ricos e os pobres tinham o mesmo ensino, havia uma igualdade social, pois grande parte das pessoas naquela época compartilhava a mesma educação sem ninguém apresentar uma superioridade sobre o outro. Atualmente o Brasil precisa continuar como antes, pois a união entre as classes é bastante importante para uma igualdade a todos, mas é diferente, ricos estudam em escolas particulares com melhor educação e o mais pobre em escolas pública em que não possui uma boa base na educação, gerando a diferença de classes.

Tendo em vista as conseqüências da segregação, sendo elas financeiras, o governo deve investir em projetos para diminuir a desigualdade social, pois, em um país onde há a democracia todos devem ter os mesmos direitos. Por tanto devem investir na união, proporcionando a mesma educação, as mesmas necessidades, e também investir nos sistemas de ensino público, para a separação entre as classes diminuir e por uma nação justa onde não haverá os “camarotes”.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás