Título da Redação: Patrícios

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Pedro


Na Roma Antiga, era extremamente comum a visitação a arenas para apreciar o que naquela época era considerado um espetáculo, assim como o futebol no Brasil contemporâneo. Devido ao fato de a sociedade ser estamental naqueles tempos, o Império Romano acabava por colocar patrícios como superiores ao povo, tendo privilégios no que diz respeito ao posicionamento nessas arenas. Hoje, tal fenômeno se repete, e recebe o nome de camarotização. No entanto, não é a "superioridade" o que leva à segregação, mas a condição sócio-econômica de determinados indivíduos.
Um dos fatores que colaboram para a camarotização, se não o principal deles, é a desigualdade social. Vale ressaltar que essa desigualdade muitas das vezes não é culpa da pessoa geralmente prejudicada por estar em uma classe social menos privilegiada. Por exemplo, se hoje há cotas e incentivos em relação a etnias para o ingresso em universidades, grande parte disso se deve à escravidão, que, mesmo tendo sido abolida há mais de um século, ainda reflete nos dias de hoje. A desigualdade leva indivíduos com maior poder aquisitivo a ter acesso a lugares privilegiados em relação aos demais gerando, mesmo que inintencionalmente, certa segregação, como tem-se notado recentemente no Brasil.
Hoje em dia, no entanto, a realidade no Brasil deveria ser uma maior democracia social, onde todos pudessem frequentar os mesmos lugares e usufruir dos mesmos privilégios, de acordo com suas necessidades, desejos e merecimento, como é o caso das universidades públicas brasileiras. Nelas, todos são vistos como pessoas, sem qualquer distinção, e estão ali recompensadas pelo esforço feito. Se todos os lugares fossem assim, a segregação e a camarotização seriam muito evitadas.
Não se deve, portanto, segregar ou privilegiar determinadas pessoas em função de suas classes sociais. Somente dessa forma, com todos os brasileiros lado a lado, torcendo, gritando e comemorando juntos, será modelada uma sociedade mais unida, buscando diminuir as diferenças existentes desde a Roma Antiga que refletem hoje em nossos estádios.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás