Título da Redação: Os reflexos da desigualdade social no Brasil

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luize Santos


Desde colônia , o Brasil se mostra um país cuja população se segrega, contribuindo para a ascensão da desigualdade e a fragilização do convívio em sociedade. Mas como se caracteriza essa situação?
A formação, cada vez maior , de espaços que visam distinguir classes sociais provoca , para o filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau, o enfraquecimento da evolução social. Nesse sentido, os homens exploram uns aos outros, o que deturpa a soberania do bem comum. Esses , são os reflexos de uma economia liberal e mal estruturada.
Além disso , no que tange ao âmbito democrático , a distinção social é capaz de provocar a regressão da democracia . Nesse contexto , além da diminuição das relações inter - pessoais, ocorre a ruptura da isonomia , ou seja , da igualdade entre os cidadãos , que sem encontram desamparados econômica , politica e socialmente .
Logo, para a diminuição desse grave processo histórico, faz-se necessário que o Estado invista na melhoria dos serviços públicos, como saúde , educação e transporte . Também é preciso a instauração de programas que visem o atendimento das classes menos favorecidas.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A introdução, apesar de breve, situa bem o leitor acerca do tema. A citação de Rousseau está vaga, de onde foi tirada? De qual livro? Em qual contexto? A argumentação é consistente, porém pouco explorada. A proposta de intervenção é vaga. Responsabiliza o Estado sem, contudo, explicar como se deve agir para obtenção dos resultados esperados. Além disso, seria interessante pensar em outros agentes que podem contribuir para a resolução do problema, como por exemplo a sociedade, a família, a escola, ongs, etc. No mais, o texto demonstra bom domínio da língua padrão e do tipo textual dissertativo-argumentativo.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás