Título da Redação: Ordem e Progresso.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Carol Figueiredo


Visto que existem privilégios para os mais ricos, quem possui mais, têm benefícios, privilégios, isso existe desde o tempo feudal com o Senhor Feudal e seus servos, com a aristocracia e os burgueses e os camponeses que eram pobres não possuíam qualquer direito.
No Brasil existe um grande paradoxo, se olharmos por uma janela ao mesmo tempo em que vemos belas paisagens, percebemos a existência de favelas, de pobreza, de desigualdade social. Onde muitos têm pouco e poucos têm muito. A camarotização ela sempre esteve presente, seja em shows musicais, seja em ingressos de estádios. Quem possuir a condição de comprar um local privilegiado assiste e aproveita o momento de lazer, muito mais do que aquele que assistiu a mesma coisa só que em um local inferior.
Ao mesmo tempo em que sim, não. Ao mesmo tempo em que não deveriam existir essas diferenças, deveríamos adotar o método de Karl Marx, e vivermos em um socialismo, onde a vestimenta é igual, a comida, as casas, os carros. Tudo seria igual, mas isso não seria retroceder? Voltaríamos á mesma pirâmide social da idade média, não havendo a mobilidade social. Naquela época já existia a camarotização, usando essa metodologia não haveria ricos. E isso remete a não vontade de progredir, se o estudo e a dedicação de um médico, forem remunerados como um lixeiro, qual seria a razão para estudar, por tanto tempo, sendo que uma pessoa sem a formação e dificuldades que são enfrentadas diariamente por um médico recebe o mesmo valor?
As diversidades devem sim existir para que ocorra um progresso. Para que as pessoas saiam do seu estado comum e para que busquem a excelência. Logo, a camarotização pode sim ser algo bom, para que mais pessoas procurem sempre melhorar, se aprimorar. Contrapondo-se que esses privilégios ferem a constituição no direito de liberdade, que todo cidadão tem de ir e vir a qualquer lugar.
Logo, o investimento na educação se torna essencial, todo ser humano somente progride quando ele passa a se tornar adquiridor de conhecimento, ele sai do estado de inércia, da sua zona de conforto para que ele passe a ser alguém.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ana Beatriz Nascimento Lage de Castro

    1. Além de fazer a alusão histórica na introdução, é importante fazer uma leitura do que foi exposto, além de criar uma ligação com a tese que você irá defender no texto. No seu texto, não percebemos uma tese clara. Lembre-se de que a tese é fundamental para o texto dissertativo argumentativo. Ela demonstra sua opinião sobre o assunto e também promove cada argumento utilizado por você no texto. Realize um projeto de texto para que o leitor possa saber o que você defende em sua redação. A melhor maneira de apresentar uma uma tese clara e bem estruturada, e que tenha conexão com todos os parágrafos apresentados no texto. é realizando um projeto de texto. No projeto de texto, você define anteriormente qual a sua opinião e como você chegou até essa opinião. A melhor maneira de realizar tal tese bem estruturada é se questionar sobre o assunto. Se faça as seguintes perguntas: Por que isso é um problema atual? O que causou tal problema? Quais as consequências desse problema? Como ele pode ser resolvido? Cuidado para não ser repetitivo nas ideias dos parágrafos. Sua redação é uma unidade textual, ou seja, o texto representa um todo. Apesar da ideia geral ser uma unidade, cada parágrafo tem uma função para que cheguemos à unidade. O texto dissertativo argumentativo precisa de uma linha de progressão, isso significa que sua redação vai crescendo até chegar na tese. Para que isso aconteça de forma positiva. é preciso que você realize um projeto de texto, Não há proposta de intervenção. Para realizar uma proposta de intervenção tenha sempre em mente que é preciso apresentar, detalhadamente, como as ações que você propõe serão alcançadas, quais as medidas a serem tomadas e quem será responsável por realizá-las. Assim, você terá maiores chances de tirar uma nota máxima na competência 5.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás