Título da Redação: Oligarquia fantasiada de democracia

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por SoldierSide


As grandes cidades brasileiras apresentam uma situação em comum. Uma divisão bem clara do espaço urbano. Divisão causada pela forma de como o país se desenvolveu e pelos sistemas de governo adotados anteriormente. Os ricos ocupam os grandes centros urbanos e os litorais, enquanto os pobres estão concentrados nos morros e periferias.
Voltando a época pós-colonial, o que se pôde ver é que os colonizadores ocuparam as regiões mais ricas para a exploração. Com isso, o litoral que era rico em pau-brasil foi sendo dominado pelos grandes proprietários.
Com a abolição da escravatura no século XIX, os escravos que não tinham terras se dirigiam para as periferias, criando assim as favelas. O que se pode notar hoje é que a participação do estado nesses locais é muito baixa em comparação com as regiões mais ricas. Então a sociedade sofre um processo de "camarotização" onde uma região é mais favorecida que a outra devido a sua maior importância econômica.
Todos os brasileiros pagam seus impostos, então deveriam ter direitos iguais. Isso não é o que se vê atualmente no país. É de responsabilidade do governo dar o minimo de qualidade de vida a todas as regiões, e por fim a esse fenômeno causado por erros do passado.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás