Título da Redação: O TROTE CONTEMPORÂNEO

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Jamila Silva


O trote universitário para um calouro, é uma passagem de ingresso ao ensino superior.Toda via, um dos momentos mais esperado,acaba se tornando abusivo,saindo de uma simples brincadeira e se tornando um humilhação.
É notório que,o trote contemporâneo está vindo a ser, um pesadelo ao calouro.Pode-se mencionar, por exemplo,as universidades de São Paulo,onde os veteranos praticam ações humilhantes,submetendo os calouros a práticas obrigadas por eles.Levando a agressões físicas e psicológicas.
Outro fator indispensável,é o papel das universidades nesse momento de integração entre calouro e veterano.É eminente que, as instituições estão deixando a desejar o modo de impôr regras.
Como se pode constatar na Constituição Federal de 1988,em seu 5º Art,todos são iguais perante a lei,sendo assim, é direito do calouro ser respeitado.As universidades,por sua vez,têm obrigação de aplicar políticas de segurança,a fim de, evitar abusos e humilhações,a cada início de ano letivo.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Sirleide Almeida

    Você apresenta alguns desvios na modalidade escrita formal e na estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Abaixo destaco as principais falhas. Observe com a devida atenção: “ O TROTE CONTEMPORÂNEO O trote universitário para um calouro(, retirar - não se separa, com vírgula, sujeito e verbo) é uma passagem(?) de ingresso ao ensino superior.Toda via, (Todavia) um dos momentos mais esperado(s) (, retirar-não se separa, com vírgula, sujeito e verbo) acaba se tornando abusivo, saindo de uma simples brincadeira e se tornando um(a) humilhação. É notório que (, retirar) o trote contemporâneo está vindo a ser, (tornou-se) um pesadelo ao calouro. Pode-se mencionar, por exemplo, as universidades de São Paulo, onde os veteranos praticam ações humilhantes, submetendo os calouros a práticas obrigadas por eles( .), L(l)evando a agressões físicas e psicológicas. Outro fator indispensável (para que?) (, retirar - não se separa, com vírgula, sujeito e verbo) é o papel das universidades nesse momento de integração entre calouro e veterano. É eminente (tem certeza de que quis usar esta palavra?) que, as instituições estão deixando a desejar o modo de impôr (impor) regras. Como se pode constatar na Constituição Federal de 1988, em seu 5º Art, todos são iguais perante a lei, sendo assim, é direito do calouro ser respeitado. As universidades, por sua vez, têm (a) obrigação de aplicar (quais?) políticas de segurança, a fim de evitar abusos e humilhações, a cada início de ano letivo.” (Proposta de intervenção vaga). Além dos pontos destacados, quero dizer que um bom texto dissertativo-argumentativo apresenta uma argumentação consistente em defesa de um ponto de vista, na qual o autor expõe um repertório sociocultural produtivo. Para tanto, é necessário selecionar as informações, os fatos e a opiniões e articulá-los bem com partes do texto, por meio de variado repertório de recursos coesivos. Sugiro que procure apresentar, em seus próximos textos, uma argumentação menos previsível, utilize dados, faça analogias e enriqueça-os com leituras feitas sobre o assunto. É imprescindível que você demonstre um pouco do seu repertório sociocultural adquirido durante a sua vida estudantil. Por fim, elaborou uma proposta de intervenção pouco detalhada, pois não esclarece como serão as regras para prática do “trote” e quais as sanções aplicadas para quem desrespeitá-las. Contudo, o processo de escrita não se finaliza apenas em um texto, é necessário aprender com as dificuldades e ser persistente. Acredito que, em breve, com esforço, apresentará uma escrita mais madura que lhe permitirá alcançar os seus objetivos. Bons estudos!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás