Título da Redação: O respeito como meio de mudança

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Dheyson Alves


Um amplo debate surgiu atualmente sobre a "camarotização" da sociedade brasileira. A expressão é uma mera interpretação do atual "Apartheid" da vida social. Representado pela separação entre privilegiados e abastados a divisão fere a alma da democracia e amplia a discriminação no Brasil. Como estimular a interação entre classes em prol do bem comum?
Desde o período colonial o Brasil sofre com a divisão de classes por renda ou privilégios. Muitos séculos se passaram e a situação atual ainda não mudou. Hoje há lugares privilegiados em estádios de futebol, conferências, shows que em muitos os casos apresentam um melhor conforto e com certo detalhe, sem a precisão de filas para adentrar no espaço.
O “apartheid” brasileiro é um dos mais divididos, pois ainda sofremos com a onda de preconceito uns com os outros. Essa briga de quem detém de exclusividades e mordomias gera um ambiente cheio de discriminação. Por isso, muitas vezes, os que possuem mais renda optam por um lugar mais “superior” e separado da massa.
A euforia da "ostentação" dos ambientes privados fere a alma da democracia. A união de todos os setores da sociedade em prol do bem comum é dissimilada a partir do momento que se ignora o respeito para com o próximo.
Logo, a questão que deve ser discutida pela sociedade e o estado é a melhoria de qualidade dos ambientes públicos. As escolas, hospitais entre outros órgãos devem ser supervisionados com mais criticidade e valorização por ambos. É válido ressaltar que o povo brasileiro tem o poder de transformar a sociedade e, além disso, estimular a interação entre as classes em função do respeito e convívio social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás