Título da Redação: O respeito como meio de mudança

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Dheyson Alves


Um amplo debate surgiu atualmente sobre a "camarotização" da sociedade brasileira. A expressão é uma mera interpretação do atual "Apartheid" da vida social. Representado pela separação entre privilegiados e abastados a divisão fere a alma da democracia e amplia a discriminação no Brasil. Como estimular a interação entre classes em prol do bem comum?
Desde o período colonial o Brasil sofre com a divisão de classes por renda ou privilégios. Muitos séculos se passaram e a situação atual ainda não mudou. Hoje há lugares privilegiados em estádios de futebol, conferências, shows que em muitos os casos apresentam um melhor conforto e com certo detalhe, sem a precisão de filas para adentrar no espaço.
O “apartheid” brasileiro é um dos mais divididos, pois ainda sofremos com a onda de preconceito uns com os outros. Essa briga de quem detém de exclusividades e mordomias gera um ambiente cheio de discriminação. Por isso, muitas vezes, os que possuem mais renda optam por um lugar mais “superior” e separado da massa.
A euforia da "ostentação" dos ambientes privados fere a alma da democracia. A união de todos os setores da sociedade em prol do bem comum é dissimilada a partir do momento que se ignora o respeito para com o próximo.
Logo, a questão que deve ser discutida pela sociedade e o estado é a melhoria de qualidade dos ambientes públicos. As escolas, hospitais entre outros órgãos devem ser supervisionados com mais criticidade e valorização por ambos. É válido ressaltar que o povo brasileiro tem o poder de transformar a sociedade e, além disso, estimular a interação entre as classes em função do respeito e convívio social.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Laura Assis

    Seu texto apresenta problemas relativos à norma padrão e a desvios de acentuação, pontuação, estrutura e concordância, conforme apontado nas marcações. No geral, o texto é bem organizado, apresentando a estrutura padrão solicitada (introdução, desenvolvimento, conclusão). Entretanto, sua redação apresenta alguns problemas de estrutura interna e organização, com passagens que precisam ser reformuladas, conforme indicação no 2º e no 5º parágrafo. Tente integrar melhor essas passagens confusas e vagas às ideias apresentadas anteriormente, fazendo o uso de conectivos e de elementos coesivos, por exemplo. Você teve uma boa compreensão do tema, e apresentou argumentos coerentes e relacionados à proposta, entretanto, eles precisam ser mais aprofundados, contextualizados e desenvolvidos, apresentando mais dados e exemplos., como observado no 3º e no 4º parágrafo. Sua intervenção precisa ser melhorada e ampliada, o que pode ser feito através da diversificação e detalhamento das medidas. Por exemplo: como será essa discussão? O que será feito a partir dela? Como vão acontecer essas melhorias? E essa supervisão? As ações precisam ser citadas, explicadas e, de preferência, exemplificadas para que, assim, sua proposta esteja de fato completa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás