Título da Redação: O dinheiro não compra consciência

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marii Sousa


Atualmente, presenciamos uma distinção entra classes sociais, um país como o Brasil reconhecido pela sua democracia pode ser classificado entre aqueles que possuem maior segregação racial, onde os estudantes da classe baixa não se juntam aos estudantes da classe alta. Valores que foram criados durante a época de escravidão, continuam sendo produzidos pela atual sociedade. A diferença é que antes, os pobres não estudavam, agora, a escola é para todos (ou quase isso). Distinção de classes não podem ser vistas somente em questões relacionadas á educação. Dois brasileiro (de classes extremamente distintas) que necessitam de um mesmo tratamento médico, um entra para a lista do sistema único de saúde e será atendido em um prazo grande de tempo, o outro, que possui convênio médico será atendido no mesmo momento que entrar no hospital. Uma pessoa que entra em um shopping (exemplo de espaço público) é selecionado pelos outros ( a camaradagem brasileira) que se encontram ali de acordo com suas roupas se estiverem em situação precária, a própria segurança do local trava o indivíduo e ele não pode nem mesmo entrar.
O governo deveria investir em conscientização e não tanto em projetos de lei. A lei está lá mas não é obedecida, muitos fazem vista grossa e nem mesmo se importam.
Nossa identidade não se constitui de aparência ou da quantidade de dinheiro que tem na carteira mas sim de caráter e determinação.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A argumentação do texto é consistente, apesar de não extrapolar muito a coletânea de textos motivadores. O candidato demonstra senso crítico e, em geral, articula bem as ideias. Há, entretanto, problemas de estruturação do texto (um parágrafo muito longo e outro demasiadamente curto), de pontuação e de concordância ("umA pessoa que entra em um shopping é selecionadO"). A proposta de intervenção propõe que o governo invista em conscientização, mas como? Que tipo de conscientização? Quais outros agentes, além do governo, poderiam contribuir?

  • Enviado por Ingrid Dayse

    Entendi a msg que você quis passar no texto mas falta algumas coisas. Divisão de paragrafos é essencial na redação. Faltou o contexto de seus argumentos. Ex: quando vc sitou os shopping poderia ter falado do rolezinho das grandes cidades. Vc tb precisa mostrar interdisciplinas no texto. O texto tem q ser mais científico e mostrar menos de vc (a redação só parecia ser sua opniao sobre o assunto)

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás