Título da Redação: Muralha salarial na democracia brasileira.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Peter Parker


A história da democracia começou na Grécia clássica e se estende até os atuais dias. Claro que ela mudou, evoluiu, ganhou novas caras e características. Falar hoje em um governo não democrático é com toda certeza causar espanto e repúdio em cada cidadão que diretamente ou indiretamente preza por seu direito de liberdade e igualdade.
Sabemos que vivemos em um regime democrático, não perfeito, cheio de falhas mas ainda sim a ideia de demo kratos perpetua em nosso cotidiano, mostrando-nos que o poder sim é do povo que labuta com garra e compõem a maioria.
Mas um fato vem crescendo em nosso espaço sociocultural, e esse acontecimento vem causando rachaduras em nossos ideais igualitários.
O Brasil vem sofrendo um processo de segregação salarial. Ambientes públicos como praças e parques ecológicos no qual antes famílias estendiam toalhas e gargalhavam pelo clima único de um piquenique se encontram hoje praticamente desertos. Hoje bibliotecas e teatros são restritos a uma parcela minoritária de nossa sociedade, e os espaços destinados a nossas relações sociais são os imperiosos shopping´s centers destinados a uma parcela de nossa população. É a cultura do rico aqui e o pobre lá. Se você detém um poder aquisitivo, parabéns você pode se socializar.
Direcionar a causa desse separação iminente em que vivemos é uma tarefa difícil. Podemos citar a globalização, as relações capitalistas cada vez mais fortes etc. Mas citar o ponto das ações públicas é fundamental, uma vez que elas investem de forma fragmentada o dinheiro que deve ser para o bem comum. Enquanto alguns espaços florescem, outros são esquecidos e colocados na sombra de uma árvore seca. Políticas de investimentos não devem ser restritas, devem ser espalhadas, tornando o público sinônimo de qualidade e igualdade, quebrando essa corrente de ostentação que vem nos separando cada dia com mais pujança.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás