Título da Redação: miscigenação da sociedade casa grande

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A “camarotização”atribuída a separação entre diferentes classes sociais, apresenta uma semelhança com “Casa Grande e Senzala”de Gilberto Freyre. No entanto, mesmo que buscando tornar a sociedade igualitária, ainda, mantêm -se a ideia de elitização. Assim, levando em consideração que não se trata somente da divisão de classes, mas também de um passado histórico.
Mesmo que não comparada a época da escravidão no Brasil, a divisão por cor, como também, por classe social está presente até os dias atuais. Por consequência, o novo Apartheid, agora social, relaciona a divisão de espaço contribuindo para a segregação. Como exemplo, o próprio camarote em show e casas de festa em que ocorre a divisão conforme o preço do ingresso, atenuando a ideia de elite.
Desse modo, a separação no convívio social está presente desde o ambiente de trabalho, com a invisibilidade que é atribuída ao funcionário da limpeza, como também, no transporte aéreo que é dividido por classes. Ainda que, antigamente, ocorria a mesma situação correlacionada a cor, como na época da casa grande e senzala. Logo, fica evidente que mesmo com a procura da igualdade o peso da história da colonização do país esta presente até hoje.
Em suma, relacionar o fato histórico de Gilberto Freyre com os dias atuais, faz com que pareça exagerado, mas a camarotização veio dessa divisão por “poder”. Dessa maneira, é necessária a intervenção do Governo, em garantir uma valorização dos direitos e a busca pela melhora na condição de vida da classe baixa. Como também, a melhora no investimento das escolas, transporte e no sistema público, desvencilhando que os serviços privados são melhores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás