Título da Redação: Livra-te Desta Ignorância.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Fernando Koetz


No sentido literal, a distância que separa os camarotes do público em geral é de alguns metros, porém, no sentido figurado, esta distância pode se transformar em um abismo descomedido. A expressão "camarotização da sociedade" concerne ao conceito de estratificação, de separação da sociedade em castas raciais, sociais etc.
No Brasil, a segregação sócio-racial é um fenômeno histórico. Conquanto, precipuamente no século XXI, este fenômeno tem tomado proporções muito mais agudas em razão do avanço na distribuição de renda, agregando novos componentes ao conflito entre classes. O acesso de pessoas mais pobres a aeroportos, shoppings ou bairros mais nobres através do metrô gera uma grita dos que antes tinham vantagens. Essas pessoas querem preservar certas coisas porque não as entendem como privilégios, mas como consequência de mérito ou de dom. Para o antropólogo, outra amostra de efeitos nocivos da “camarotização” está nos resultados da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que, pela primeira vez, teve divulgadas notas por escola com estratificação nos níveis socioeconômicos. Análises mostraram que os colégios com melhores notas são os de faixa socioeconômica muito alta e alta, o que indica que apartar crianças pobres e ricas em escolas resulta em uma má distribuição do ensino de qualidade.
A separação das pessoas diante do dinheiro é inerente ao sistema capitalista, porém, o convívio pacífico entre diferenças é sempre uma coisa boa. A experiência humana se enriquece dessa forma, mesmo que seja muito difícil tornar todos absolutamente iguais diante do capital.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás