Título da Redação: Liberalismo para uns, restrição para outros

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há 22 dias por Julio Sousa


Em pleno século XXI, é possível se deparar, no Brasil, com uma questão que há tempo já foi mais evoluída: a privatização e a supervalorização do espaço público. Este fenômeno é conhecido atualmente por "camarotização", o qual evidencia algumas fragilidades da sociedade brasileira. Dentre as quais se destacam o distanciamento cada vez maior das classes sociais e a banalização da democracia.
Até pelo menos meados do século passado, era possível se observar, principalmente nos eventos de lazer, uma uniformidade maior entre as pessoas de diferentes níveis sociais, que habitavam os mesmos ambientes. Nos estádios de futebol e no carnaval, por exemplo, tornava-se praticamente impossível a diferenciação entre ricos e pobres, demonstrando certa igualdade, mesmo que momentânea. Fato parecido a este ocorreu nos primórdios da democracia durante o apogeu de Roma, em que patrícios e plebeus desfrutavam dos mesmos benefícios, apesar de suas diferenças sociais e de status.
A supremacia das escolas particulares em relação às públicas é mais uma das formas dessa "camarotização, deixando uma discrepância muito grande de educação escolar entre os alunos que carecem do suporte estudantil e o que têm a possibilidade de pagar por um bom ensino. O resultado disso são faculdades quase que totalmente preenchidas por aqueles que são beneficiados desde a infância, apenas por terem tido a sorte de nascerem em famílias privilegiadas socialmente. Este é o motivo pelo qual a maioria das universidades públicas estabelecem até metade de suas vagas aos estudantes oriundos do ensino médio em colégios públicos.
A corrupção brasileira é o principal motivo para esse problema continuar, pois, sendo o Brasil um país que adota o liberalismo econômico, há um entrelace dos órgãos públicos e as maiores empresas privadas. Tal interligação faz com que muitos representantes populares e estabelecimentos particulares se ajudem mutuamente, demosntrando que apenas o investimento maciço nos bens comuns a todos será capaz de mudar essa situação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás