Título da Redação: Ingresso à democracia

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por oi oi


A segregação entre as classes sociais se baseia em um princípio antidemocrático: pessoas que tem melhores condições financeiras possuem privilégios em relação aos demais. Infelizmente, esse fenômeno é comum no brasil.Em geral, escolas públicas não possuem a mesma qualidade que as particulares e no espaço público há uma segregação social
É notório que a maioria das escolas sustentadas pelo poder público não possuem a mesma estrutura em relação as particulares. Isso é refletido no último resultado do Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio): no "ranking" das dez melhores notas por escola, todas são particulares. Dessa forma, percebe-se ,nitidamente, um segregação na distribuição de ensino de qualidade-ricos estudam com uma estrutura qualificada e pobres são jogados em escolas com qualidades questionáveis.
Além disso, percebe-se que a estrutura da sociedade é dividida de acordo com o poder financeiro do individuo. Nas maiorias das baladas existem uma separação no espaço físico dos indivíduos.Isso é proporcionado, principalmente, pelo ingresso de valor mais alto, conhecido como "vip". Na copa do mundo, que ocorreu no Brasil, o espaço público foi isolado: só podia adentrar no local limitado pela FIFA( Federação Internacional de Futebol ) quem tinha o ingresso dos jogos, ou seja, a classe rica. Assim, fica claro que o princípio da democracia ,que assegura o espaço público livre a todos, não foi e não é respeito no território nacional.
Portanto, é nítido que há uma "camarotização" do espaço e serviços públicos brasileiro. O Estado, como detentor do poder público, deve priorizar, por meio de investimentos financeiros, um ensino público de qualidade à sociedade brasileira. Por fim, o governo deve investir em plataformas virtuais ,que valorizem o ensino, como forma para democratizar a educação brasileira.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Heloisa Ribeiro Rodrigues

    Caro aluno, você tem um bom domínio da modalidade formal da língua! No entanto, alguns erros recorrentes empobreceram o seu texto, tais como: o mal uso de vírgulas, acentuação, palavras grafadas de maneira incorreta, uso indevido de aspas, crase e, principalmente, concordância - considerado erro grave. Não se permita mais pecar por simples falta de ATENÇÃO. Diversifique a sua escolha de recursos coesivos e lexicais, de modo que a sua redação de torne cada vez mais madura e refinada. A sua argumentação é coerente, mas lembre-se de que a conclusão constitui a pontuação de toda uma competência. Portanto, elabore-a mais! Apresente propostas de INTERVENÇÃO mais ESPECÍFICAS ante a problemática do tema. Continue praticando! Você tem potencial. Grande abraço, Heloisa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás