Título da Redação: Favela x VIP

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Riri Pires


A perda de convívio entre classes sociais está em evidência no século XXI, hoje a ala VIP está em todos os lugares, desde festas e estádios até estacionamentos em shopping. As pessoas deveriam encontrar-se na vida cotidiana, mas, existe um "Muro de Berlim" entre as classes, dividindo-se em partes. É basicamente uma guerra fria de conflitos indiretos entre a desigualdade social.
As principais causas advindas para este problema no Brasil é a falta de acesso à educação de qualidade juntamente com baixos salários e desempregos, e assim a má distribuição de renda cria o muro da qual tem que ser derrubado.
Com essa situação sem democracia e com dificuldades que os brasileiros vivem, leva-se ao aumento da criminalidade, fome, guerra civil, racismo e outras situações cotidianas.
Em 2.014, Eduardo Campos candidato a presidência disse: "No dia em que os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador, estudarem na mesma escola, nesse dia o Brasil será o país que queremos."
Conclui-se que a desigualdade e democracia é algo histórico, entra governo e sai governo, ajustes e desajustes, e a decisão de mudança não aparece. O brasileiro quer vida digna, dia após dia, em busca de dias melhores.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O texto possui uma argumentação muito pertinente. O candidato faz uso de exemplos e citações que trabalham de modo a enriquecer a argumentação. Não há, entretanto, aprofundamento no tema, os assuntos são tratados de modo superficial, breve. Atenção para a abordagem do tema, que deve manter-se em primeiro plano todo o tempo. Atenção também parra o trecho: "distribuição de renda cria o muro DA QUAL tem que ser derrubado". Ademais, o texto não apresenta proposta de intervenção para solucionar o problema.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás