Título da Redação: Consequências e motivos de uma sociedade segregada.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por ZERO


O processo da "camarotização", baseia-se na segregação social das classes por um critério econômico. Baseado na cultura capitalista, esse processo está relacionado à: quem tem mais poder, tem mais benefícios, e os com menos poder, tem menos benefícios.
No decorrer da história, já se observou uma hierarquização social, nem sempre por critérios financeiros, mas por critérios racistas, religiosos ou culturais. Em consequência disso , ocorre o aumento das desigualdades sociais que se agravam pela doutrina capitalista, que visa sempre o lucro.
Se observarmos, essa "camarotização" já é uma realidade, onde, em festas, jogos ou eventos temos os camarotes, que são espaços reservados, com maior conforto, e em melhor posição, referente a atração em destaque. Porém, o acesso a esses ambientes é praticamente restrito a parte rica da sociedade, visto que os preços geralmente são absurdos.
Assim, nota-se disparidades cada vez maiores na vida cotidiana, tendo em vista essa segregação, que consequentemente gera uma sociedade preconceituosa e competitiva, buscando sempre mais capital.
Logo, conclui-se que ao estabelecermos um melhor convívio entre a comunidade, de forma que não haveria uma divisão de lugares, serviços ou produtos, produziríamos cidadãos mais cientes e menos preconceituosos, tendo-se assim uma sociedade focada no bem estar.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra bom uso da língua padrão. Deve ater-se, entretanto ao uso da crase, à pontuação e ao uso do "onde" (terceiro parágrafo), utilizado indevidamente. A introdução situa bem o leitor acerca do tema, explica o que é o fenômeno da camarotização, que será explorado ao longo do texto. A argumentação, porém, apesar de consistente, é muito colada à coletânea e pouco aprofundada. A proposta de intervenção é vaga. Sugere um melhor convívio entre a comunidade, mas como? Por quais meios? Quais os agentes? Quais os papeis da família, da escola, do governo, dos indivíduos?

  • Enviado por Barbara Victoria

    Achei um pouco confusa. Aumente um pouco o tamanho dos parágrafos e diminua a quantidade para que o aspecto visual fique melhor, quanto ao conteúdo, pelo que eu entendi, achei razoável. Boa sorte!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás