Título da Redação: camarotizaçao e democracia

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por raquel de oliveira silva


Karl Max acreditava que os valores da sociedade estava na busca por direitos democraticos e não pela segrgação das classes sociais.Entretanto, com o passar do tempo,parte da sociedade impôs a camarotização das classes brasileiras e esqueceram que a democratização tem seu papel mais importante.

É importante lembrar que o conceito de camarotização da sociedade surgiu desde a chegada da família portuguesa ao Brasil. Isso porque o choque das culturas proporcionou a eletização da sociedade e a exclusão daqueles que não se enquadravam nos moldes europeus,deixando valores democraticos, como: socialização e inclusão em segundo viés.Esse fato comprova que a camarotização brasileira tem raízes históricas a qual gera segregação das classes sociais, impedindo a evolução dos valores democraticos.

É válido pontuar que a denominação das classes sociais implantadas pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) em classe média ,alta ou baixa,para alguns, ultrapassa o objetivo estatístico e parece corroborar com a camarotização da sociedade. Assim, tal como no período colonial,hoje,a população que não se insere nas classes média ou alta são segregadas do convívio social. Dessa forma, em 2014,o programa Profissão Repórter mostrou o dia a dia da geração "Reis do Camarote", jovens de classe média ou alta que ostentam dinheiro e bens materiais ,excluindo os jovens de baixa renda e deixam de lado a importância da construção da sociedade a partir da democratização. Tais ideias comprovam que a camarotização da sociedade, gera a exclusão das classes e a perca dos valores democraticos.

É necessário que a mídia,escolas e famílias trabalhem juntas a fim de resgatar a importância dos valores democraticos para a formação da sociedade.

Portanto, é preciso implantar uma grade curricular nas escolas sobre a importância da democratização na formação de uma sociedade sem distinções de classes.É válido que a mídia divulgue campanhas contra a exclusão social e a família trabalhe na educação das crianças sobre esse assunto. Diante dessas medidas a sociedade democratica sera formada segundo o conceito de Karl Max .


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás