Título da Redação: Camarotização: A busca pela exclusividade

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Samara Batista


Na atual Terceira Revolução industrial com a propagação do capitalismo é comum o indivíduo buscar a exclusividade. Desde o lançamento de um carro até a área vip de uma festa, muitos não medem esforços para possuir ou mesmo aparentar ter uma boa condição financeira. Essas buscas geram divisões sociais a qual não respeitam a princípios básicos da democracia.
Primeiramente deve-se buscar evidências que comprovem a segregação da sociedade. É comum relacionar o poder econômico com benefícios e privilégios. Quando é colocado a possibilidade de uma área exclusiva por um preço, essa então é idealizada como superior. Uma grande influência são as redes sociais que impõem a ideia de que há melhor e pior. Dessa forma, a imagem de parecer que possuem e estão integrados nesse meio social gera um apartheid.
Com isso, os benefícios da rede pública são relacionados como a pior opção. Aqueles que possuem melhores condições financeiras têm serviços com maiores qualidades, gerando assim desigualdade às pessoas que são carentes e não conseguem suprir suas necessidades básicas. A democracia proposta pelo Estado não é suficiente ainda para suprir de maneira satisfatória para garantir a igualdade social.
Torna-se evidente, portanto, que a busca pela exclusividade ainda é uma problemática séria e atual. Para mudar tal idealização é preciso intervenção do setor público para que possa garantir melhores condições a sociedade de classes sociais inferiores, promovendo a integração e a garantia das leis. Além de disso, seria importante a conscientização individual para manter uma harmonia social. Só assim a segregação seria amenizada com intervenções do Estado e do indivíduo.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Enviado por Abraão Pedro

    parabéns pelo seu texto a sua estruturação e argumentos estão ótimos ,porém a solução ficou um tanto que vazia sem uma especificação detalhada sobre oque fazer a respeito .

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás