Título da Redação: Camarote dos deveres

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriel Muller


Atualmente é muito fácil perceber uma clara distinção sócio-econômica entre as classes sociais onde em hospitais públicos pobres enfrentam filas enormes enquanto hospitais particulares são mais dinâmicos, transportes públicos lotados e parques e praças cada vez mais abandonados devido a violência. São exemplos entre vários onde o pobre sofre enquanto o privilégiado assiste de '' camarote''.
A distinção de classes sociais é fruto de uma progressiva precarização do setor de gestão pública, a qual é responsável pelo planejamento e investimento em todo o país e não somente em locais onde há movimento apenas de cidadãos mais favorecidos, o que causa uma falsa impressão de superioridade dos mesmos e inferioridade aos pobres.
A desigualdade está diretamente relacionada a violência a qual pode ser causada por necessidade ou simplesmente por querer ter algo que não pode de forma honesta. Isso além da baixa qualidade de ensino público acaba forçando os pais a colocarem seus filhos em escolas privadas, coisa que há alguns anos atrás muitas vezes ocorria o inverso.
Um exemplo dessa baixa qualidade do ensino público é que mesmo com as cotas a maior parte dos estudante de universidades públicas tiveram uma educação diferenciada.
Visto que o maior problema causado pela desigualdade é a aceitação das pessoas para com a inadimplência com a gestão dos servidores públicos, muitas vezes causada pela falta de escolaridade, é evidente que isso precisa ser resolvido. Para isso é necessário que haja projetos informativos para que o povo esteja ciente do que ocorre e que o governo dê mais atenção para o cumprimento dos seus deveres. Assim como dito na frase de José Saramago '' É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não sairmos de nós''.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás