Título da Redação: Brasil: Colônia X Império

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Sabrina Fernandes


Brasil um país que se diz democrático, mas que desde os primórdios de sua história separa a população entre colônia e império.
A segregação entre ricos e pobres sempre existiu, uma prova disso é ler a história do Brasil e ver como os barões dominavam seus escravos e empregados. A separação entre as classes era nítida: a filha de um barão jamais poderia se casar com um escravo.
Da mesma maneira era o ensino, somente aqueles que tinham maior poder aquisitivo poderiam estudar, porém, quando se fala em educação pode-se dizer que, no Brasil atual, ricos e pobres podem estudar em uma faculdade privada ou pública trocando experiências de vida.
Entretanto, a divisão entre a chamada elite e a plebe ainda existe em estádios de futebol, companhias aéreas, hospitais ( onde o setor privado está mais preparado para atender as necessidades da ellite), escolas( o aluno oriundo de escola privada passa uma imagem de ter mais conhecimentos do que um aluno de escola pública) e até mesmo em desfiles de escola de samba.
Além disso, pode-se destacar também segregação geográfica no Brasil, que são claramente percebidos: pessoas da classe mais alta vivem em bairros nobres - a própria palavra nobre já enfatiza tal divisão - enquanto aqueles que não tem poder aquisitivo acabam sendo marginalizados deslocando-separa as periferias.
Enfim, a população brasileira precisa ser mais unida diminuir o abismo entre a "elite e a plebe", para isso faz-se necessário que o governo invista nas necessidades mais básicas, como educação, saúde e lazer, sendo assim, os tempos de império e colônia não farão mais parte do cotidiano dos brasileiros

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás