Título da Redação: Bem comum , sociedade democrárica

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Sara Dalila


O bem comum esta relacionado ao melhor para todos, com qualidade e interação de todas as partes sociais, historicamente sempre houve diferença e divisão da população em classes. O poder aquisitivo, posição social, são algumas das características utilizadas para estas distinções.
No Brasil, por exemplo, assim como a maior parte dos países do mundo, segue-se o modelo capitalista, nele é explicito que o objetivo é o crescimento, há liberdade econômica, salários definidos pelo mercado, porém seguido de consequências como: desigualdade social principalmente em países em desenvolvimento, enquanto o modelo socialista, com relação a este quesito a baixo índice de desigualdades.
A falta de aceso à educação, segurança e saúde de qualidade, são fatores resultantes do reflexo da segregação social, o individuo pobre sem oportunidades de inclusão, por exemplo: no mercado de trabalho por falta de capacitação e experiência, se vê excluído de processos seletivos para admissão uma vez que seu concorrente teve acesso e de certa forma foi privilegiado de conseguir a vaga ao qual concorrem.
A palavra democracia significa sistema politico em que os cidadãos elegem seus dirigentes por meio de eleições periódicas, com intuito de que seus representantes façam a diferença de acordo com suas necessidades, em prol de todos. Porém o que se observa é que no momento do cidadão exercer sua cidadania, é colocado não o melhor para todos, mas sim o melhor para si, de acordo com a classe social que se encontram, não que estejam errados em buscar o melhor para o mesmo, porém se todos pensassem no bem da nação, a democracia seria melhor utilizada.
É necessário a revisão do conceito de classes sociais, pois, quando tudo e todos tiverem acesso aos mesmo direitos sem diferença, sem causar exclusão estaremos caminhando para uma sociedade justa e democrática, refletindo nas nossa vidas.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Francielly Carvalho

    Olá, tudo bem com você? Vamos conversar sobre seu texto? Você não escreve mal, mas é necessário que repense suas escolhas lexicais e elimine as marcas de oralidade de seu texto. Além disso, você também deve-se atentar mais à proposta temática, pois acabou tangenciando o tema. Alguns argumentos que você apresentou são bons, mas o tema proposto exigia uma reflexão sobre a "camarotização " da sociedade, ou seja, era necessário que você discorresse sobre a divisão do espaço público em áreas especiais para ricos, e outras nem tanto, para pobres, como você apenas citou essa divisão, sem discutir suas causas ou consequências, a nota nesse quesito foi baixa. Ainda falando sobre a argumentação, também faltou um posicionamento mais firme, reforçado com ideias e argumentos consistentes. Portanto é necessário que seja mais crítico e que faça valer seu ponto de vista, ok? E para finalizar, devemos falar da intervenção, já que o ENEM exige em seus texto uma proposta de ação de social, que possa resolver ou pelo menos amenizar o conflito proposto. Sendo assim , para melhorar seu desempenho, você rever as principais estratégias de argumentação e ser mais crítico, ok? Qualquer dúvida ou problema, entre em contato. Abraços, Fran

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás