Título da Redação: Alteridade na busca pela plenitude da democracia

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Larissa de Paula


Uma sociedade democrática se faz na busca pela promoção da alteridade no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos e econômicos. É na busca pela convivência interpessoal sem limitações com pessoas de classes diferentes que se atinge a aquisição de inestimáveis conhecimentos, e, além disso, algo muito maior: o engrandecimento pessoal.
O país passa por momentos peculiares de avanços discretos na economia, e, embora seja algo bom, não atinge toda a sociedade da mesma maneira, aumentando a discrepância nas classes sociais. Infelizmente, isso acaba gerando a segregação da população, que acaba frequentando ambientes isolados e impede que se compartilhe cultura e conhecimentos de pessoas de classes diferentes.
Diante disso, acaba gerando um problema maior que distancia de forma mais acentuada a conquista da sociedade por um ambiente agradável que seja político, social e economicamente democrático. Isso devido a restrição de oportunidade aos menos favorecidos, a visão restrita e individual de determinados grupos da sociedade e, também, pela dificuldade de conciliar e atender as necessidades e desejos das diferentes classes.
Em decorrência dos fatos apresentados e da ciência de que a busca pela lida de classes diferentes só gera o acréscimo de valores, fica explícito que essa é uma forma de ganho, não só àquele que a busca, mas à sociedade que o abriga. Visto que é por meio dessa busca que o cidadão adquire conhecimentos e expêriencias que, algumas vezes, jamais saberia ou sequer ouviria a respeito.
Temos então que encontrar maneiras de, individualmente, conviver, e mais, sentir prazer, com a troca de ideias e expêriencias de vida. Deixando prevalecer primordialmente o respeito as oportunidades dadas àqueles que não as têm. Além disso, tendo em vista a posição do governo, é viável continuar promovendo políticas de inclusão e ambientes de lazer e cultura para todos. Afinal, um país democrático faz da alteridade seu principal objetivo.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás