Título da Redação: Ala VIP

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Dan


É comum encontrar lugares onde a maioria das pessoas pertencem a camadas sociais mais altas, como exemplo: shoppings centers, e, inclusive, à camadas mais baixas, a exemplo da escola pública. Parece ironia, mas é indiscutível que a maioria massacrante de alunos da rede gratuita de ensino são pessoas com baixo poder aquisitivo.

O fenômeno da ‘’camarotização’’ não é tão novo quanto parece. No final do século XX, já era comum a existência de colégios privados, onde os mais ricos podiam pagar e ter educação de qualidade, distanciando as crianças ricas das pobres e impondo barreiras nas mesmas quando forem prestar vestibulares, concorrendo com outros jovens que tiveram excelente ensinos médio e fundamental.

Além disso, supermercados e lojas tentam se ‘’adaptar’’ ao mercado, tendo em vista o bairro onde será implantada a loja, com preços mais altos e com melhor infraestrutura, dependendo, apenas, da clientela que virá. Tudo isso influencia para uma sociedade cada vez mais agrupada e divisada, onde pessoas vão a locais onde sua conta bancária permite.

Tendo em vista os aspectos observados, se faz necessário a implantação de políticas públicas eficazes no tocante a diminuição da desigualdade e afastamento de classes sociais, com maior foco no âmbito estadual e municipal, para que o brasil não seja apenas conhecido como o país do futebol e do carnaval, mas sim um lugar onde todos convivam juntos e tenham as mesmas oportunidades, assim, aproximará mentes que pareciam cada vez mais distantes.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra bom domínio da modalidade escrita padrão da língua e do tipo textual dissertativo-argumentativo. O texto está, em geral, muito bem construído articulado. Apesar disso, a introdução está incompleta e não situa o leitor de modo satisfatório a respeito do tema que será abordado. O candidato utiliza os mesmos exemplos da coletânea de textos motivadores, não extrapolando-a. A proposta de intervenção sugere a criação de "políticas públicas", mas não há detalhamento. Como essas políticas públicas trabalhariam de modo a diminuir a desigualdade social? Qual o papel da família, da escola, dos indivíduos em geral na resolução do problema? Ademais, o candidato precisa atentar-se para o uso equivocado do "onde" (como no penúltimo parágrafo) e da expressão "das mesmas" (utilizado como retomada para "crianças" no segundo parágrafo).

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás