Título da Redação: A separação das classes sociais

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Victor Hungria


Segregação das classes sociais. Um problema cujo até século passado não enfrentávamos, quando os endinheirados ainda sentavam-se nos mesmos bancos de um estádio que os membros da classe econômica. Hoje, os abastados são separados dos desprovidos das escolas às igrejas, consequentemente criando grupos sociais separados pela condição financeira, assim impedindo que um grupo conheça e respeito o outro.
A ideia de “camarotização” tem como um de seus objetivos, a ostentação, no que os membros da burguesia tem como meta mostrar sua superioridade financeira aos mais desafortunados tendo assim direito sempre as melhores escolas, transportes, bebidas etc. Desta forma, o convívio de ambas classes é impedido, surgindo assim uma anti-democracia.
O convívio entre classes é importante, principalmente nas escolas, onde até século passado os ricos e os pobres compartilhavam o mesmo ensino, criando assim uma forma de igualdade. Hoje, a realidade é diferente, os mais ricos estudam nas escolas privadas e os mais pobres em escolas públicas, surgindo uma desigualdade de ensino e a necessidade de cotas para universidades federais.
Atualmente, os grupos sociais separados pela condição financeira tendem a cada dia se separarem fisicamente mais e mais, assim desprovendo o conhecimento cultural e o respeito de um grupo ao outro. A solução é investirmos pesado em projetos públicos que interessasse tanto aos pobres quanto aos ricos, criando assim um meio social que abrangesse os membros de ambas classes.


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Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A argumentação é consistente, apesar de não extrapolar a coletânea de forma relevante. O candidato expõe bem as ideias, de forma coerente. Demonstra bom domínio da língua padrão e da tipologia textual. Atenção para alguns erros gramaticais e de pontuação. A proposta de intervenção está vaga, sugere-se "investimentos pesados em projetos púbicos", mas que tipo de projetos? Quem investiria? Qual o papel de outras áreas sociais (como escola, igreja, governo, família) para a resolução do problema?

  • Enviado por Victor Hungria

    Com "conhecer" quis dizer um conhecimento mais profundo doutra classe (problemas, cultura), o que acaba sendo impossível, pois como a imagem mostra, existe um muro impedindo-as de terem contato. Obrigado pela critica haha, entendo que interpretei mal minhas ideias. Como disse comentário passado, tentarei pecar menos na próxima redação.

  • Enviado por Ingrid Dayse

    Vc precisa ter cuidado com a coerência dos fatos, como por exemplo na introdução que vc diz que um grupo não conheçe o outro, e a imagem mostra um ao lado do outro, ou seja, é impossível que ambos não se conheçam pois estão no mesmo espaço geográfico. Gostei da solução de problema da conclusão

  • Enviado por Luize Santos

    O tema não foi bem desenvolvido . A introdução não está ruim mas, no decorrer do texto você pecou em erros gramaticais, falta de coesão e repetição de uma mesma ideia imutável. Procure evitar expressões como ''mais e mais '' , ''desprovendo'' pois , isso diminui a riqueza lexical.

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