Título da Redação: A procura do ‘’Status’’

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 2 anos por Shineidas


O status, um termo no qual muitos querem se inserir nos dias atuais. Estar incluso nos que adquirem o tal, é ser superior aos demais. Porém, na busca de ter a sua posse, as pessoas com melhor condição financeira acabam exigindo um tratamento exclusivo, muitas vezes conseguem.
Por conta da busca da exclusividade, reivindicam a segregação dos menos favorecidos economicamente. Encontra-se um extremo contraste entre a sociedade rica e a pobre. A maior causa disso é o preconceito que a sociedade rica impõe para com a pobre. Um exemplo, foi um acontecimento em um Shopping da classe alta no Rio de Janeiro, com a abertura de uma loja considerada popular a qual foi muito julgada pela sociedade que frequenta o tal, exigindo apendas lojas de grife no ambiente.
Também é notada a diferença entre a assistência prestada às duas populações. Por gerarem uma melhor renda ao país, os mais ricos exigem melhor amparo e adquirem-no. De modo que, uma camada se torna esquecida, sofrendo com a falta de infraestrutura e de manutenção dos serviços essências.
Conclui-se, que pela disputa de um melhor status, um grupo é segregado como inferior. Para trazer a regeneração de uma sociedade mais digna. Deve-se, a curto prazo, unir as populações de diferentes cunhos socioeconômicos, através de palestras de grupos de apoios que demonstrem interesses em comuns e retire os preconceitos de ambas. A longo prazo, deve ser dada melhor assistência à classe esquecida, dando benefícios igualitários para ambos


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Carolina Santucci

    Olá, boa redação! Em primeiro lugar, cuidado com os termos que você usa para as diferentes classes sociais. Acho que o mais ideal e cientifico para isso seriam termos como: classe favorecida/classe desfavorecida; classe dominante/classe popular; classe alta/classe baixa. Evite sociedade rica/sociedade pobre, pois todos vivemos na mesma sociedade. A questão da camarotização abordada pela fuvest era sobre espaços em que só uma das classes frequentam, você abordou isso, mas faltou falar de mais espaços camarotizadores. A solução que você dá é muito simplória, como dar palestras e grupos de apoio pode ajudar à resolver a dicotomia e segregação entre classe dominante e classe popular? No mais, boa redação, tente pensar em pontos mais concisos e não deixar nada para trás, argumente sobre tudo que citar. Tome mais cuidado com a pontuação, você coloca vírgulas em excesso e às vezes pontos desnecessários.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás