Título da Redação: A nova sociedade brasileira: segregação social como preceito fundamental

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriele Moraes


No século passado, foram intensas as lutas dentro do território brasileiro, que visavam a igualdade de direitos entre as diversas classes sociais.Jovens e adultos foram mortos em prol de uma causa comum: a democracia. Entretanto, após a conquista de um governo democrático, o século atual tem demonstrado que os grupos sociais, antes defensores da igualdade , agora buscam a separação entre as classes.
A democracia e a segregação social trabalham em sentidos opostos. Enquanto a legislação brasileira determina que é direito de todos os cidadãos adentrar os estádios, shoppings e escolas, as classes mais abastadas criam mecanismos distintos para se separarem das classes mais baixas. As escolas privas, alas VIP's e camarotes especiais visam um objetivo: reunir pessoas de uma classe exclusiva, limitar o contato entre as classes sociais distintas.
Essa restrição, que nos últimos anos tem se mostrado intensa na sociedade brasileira, impede que pessoas de diferentes estratos sociais se comuniquem e compartilhem diferentes ideias. Contribui para que classes distintas não se sintam parte de uma mesma sociedade. E é esse sentimento de união, de se sentir parte de uma mesma sociedade, que caracteriza uma democracia.
Por conseguinte, o desaparecimento do convívio de classes sociais diferentes tem gerado a "camarotização" da vida social. " Esse novo estilo de vida não é positivo para a democracia nem sequer é uma maneira satisfatória de levar a vida",como já disse o professor da Universidade de Harvard Michael J. Sandel.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra bom domínio da língua padrão e do tipo textual dissertativo-argumentativo. A argumentação é consistente, embora não extrapole a coletânea de modo relevante. O paralelo entre democracia e segregação social é muito válido. Todavia, dois aspectos muito importantes devem ser encarados com cuidado pelo candidato: 1) a ausência de uma proposta de intervenção para o problema empobrece o texto. É necessário que haja uma reunião de agentes que promovam ações de modo a resolver o problema abordado; 2) não é aconselhável terminar (ou iniciar) uma redação com uma citação. As citações devem ser feitas ao longo do texto, sendo que a voz do candidato deve iniciar e encerrar o texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás