Título da Redação: A moralidade: O princípio de equidade

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Filipe Magalhães


A sociedade brasileira encontra-se segregada de forma intensa. Tal aspecto tem como causa a intensa desigualdade social e, concomitantemente, as consequências incutem em níveis acentuados de desemprego e violência.

O processo de gentrificação ocorre em uma nação em que junto ao crescimento econômico cresceram as disparidades sociais, uma vez que a renda não se distribui de forma homogênea. A maior parcela da população sobrevive com pouco, e simultaneamente, a menor parte dispõe de um padrão de vida acentuadamente elevado. Tal situação se manterá na ausência de um verdadeiro estado democrático.

Outro aspecto, é a falta de oportunidade no mercado de trabalho. Isso ocorre em um momento em que a mão de obra desqualificada é facilmente substituída pela tecnologia. O desempregado é obrigado a lidar com a insegurança, a indignidade e uma sensação de inutilidade no panorama social. Tudo isso fomenta a recorrente violência, sendo constatados roubos, assaltos, estupros e assassinatos a todo momento.

Contudo, por mais que a realidade seja negativa, tais fatos podem ser solucionados. É necessária a revisão simultânea a severa aplicação da constituição trabalhista vigente, ao mesmo tempo que o cidadão exige a aplicabilidade em melhores termos e funcionalidades do controle social, junto ao aprofundamento do princípio de equidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás