Título da Redação: A mazela social mundial

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tha16


A seleção natural foi uma das maiores descobertas da humanidade. Ainda que seja uma teoria evolutiva, seu principio pode ser relacionado à atual situação social mundial: a segregação das classes devido à disparidade econômica entre as camadas da sociedade.
O contraste entre a burguesia e o proletário é visível no cotidiano, necessidades básicas como educação, saúde e saneamento para os desafortunados são degradantes. Isso porque, grande parte dessa classe depende dos serviços públicos que é evidentemente ineficiente para uma demanda tão grande populacional, já que a classe popular sempre esteve em maior numero na sociedade. Enquanto a elite consegue arcar com serviços privados criando barreiras econômicas cada vez maiores.
A bandeira do Brasil emprega em seu centro a palavra progresso, ainda que sua população esteja estagnada e fadada a sucumbir perante a “camarotização” da sociedade.
Sendo assim, cabe ao governo perceber, e mais que isso, reverter os profundos danos que preponderam ao longo de toda historia do pais, investindo pesado em serviços públicos, concedendo uma atenção especial ao setor educacional do pais, para que assim, lentamente, o Brasil busque a igualdade social.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O que a teoria da seleção natural tem em comum com a segregação por classes? A disparidade entre as classes sociais não é uma seleção que poderíamos considerar "artificial"? Falta aprofundamento na argumentação e o tema é tratado superficialmente. Falta interdisciplinaridade. A proposta de intervenção poderia ter variado os agentes: o que outras áreas da sociedade (escola, família, religião, os indivíduos e iniciativas privadas) poderiam fazer para contribuir na resolução do problema?

  • Enviado por Marcielly sardinha

    Achei que faltou a tese na introdução, assim como achei uma abordagem superficial ao tema, com poucos argumentos sólidos, não que eu seja fera em redação, mas seria o meu posicionamento.. desculpe =/

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás