Título da Redação: A gourmetização do espaço

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Adriel Balata


A sociedade brasileira evoluiu, não só em tecnologia, biotecnologia, evoluiu também na sua segregação, sim, na ideologia de separar as classes pelo nível financeiro. A estratificação social é um problema sério, enfrentado pelas classes baixas, afeta o nível socioeconômico, político, educacional, religioso e profissional.
A camarotização no Brasil não se dá somente nos dias atuais. No período colonial, o sobrado em festa, para onde os nobres se deslocavam à cavalo, de carruagem ou em palanquins carregados por escravos, era um método de separação. Lá os convidados eram servidos pelos "peões", ou seja, por serviçais da casa ou do evento.
Sabe-se que existe uma segregação intensa em relação ao nível das escolas da rede pública e da rede privada. Essa diferença pode ser observada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado pelo MEC (Ministério da Educação). A partir de 2013, foi possível observar os níveis das escolas com as maiores médias no exame; a maioria das escolas classificadas em nível socioeconômico alto e muito alto. Isso demonstra a "incapacidade" do ensino público e a separação do acesso à universidade do filho do "rico" e do filho do "pobre".
Outras formas de separação podem ser observadas em camarotes de estádios, teatros, shows, passarelas, entre outros. Quem paga mais tem uma melhor recepção e um conforto maior. Os planos de saúde, oferecidos pelos hospitais privados, demonstra a ineficiência da saúde pública ao cidadão brasileiro.
Caso o Governo Federal, juntamente com o estado e municípios, investisse em condições melhores e igualitárias para todos, tais como melhores níveis educacionais nas escolas públicas, maior acesso à saúde por meio dos hospitais públicos, melhores condições no transporte, entre outros. A democratização do espaço público é essencial, mas, isso não alteraria o "luxo" das classes "dominantes". Por consequência, mudaria a mentalidade de muitos.


Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás