Título da Redação: A era da ostentação

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Graças ao desenvolvimento do capitalismo , houve um grande avanço tecnológico e um aumento na variedade de produtos , serviços , e principalmente ; consumidores e formas de consumo .Apesar de todos esses bens terem trazido muitas vantagens , nem todos possuem acesso a esses utensílios e serviços , devido ao elevado custo deles . Tal fato demonstra , que mesmo com o progresse financeiro e tecnológico , não conseguimos eliminar as desigualdades sociais .
O consumismo , ideologia que preconiza o consumo como forma de integração social , ajudou a criar esse problema . Desse modo , a mercadoria deixa de ser um mero objeto de fetiche , para ser demonstrativo de status, riqueza e luxo . Aliado a isso , a mídia e as redes sociais, ajudam a promover essa mentalidade de ostentação .
As classes mais desfavorecidas economicamente acabam sentindo o impacto dessa mentalidade .Por sofrerem preconceito social , muitos indivíduos acabam comprando esses produtos , para se sentirem integrados em seus círculos sociais, contraindo dívidas e problemas com crédito . Outros , desenvolvem problemas psicológicos , ou chegam a adentrar na criminalidade .
Nesse ínterim , percebe-se a necessidade de uma evolução cultural e econômica , que eduque , conscientize, e motive os cidadãos a construir uma sociedade mais igualitária . Onde o convívio social não seja apenas regido pelo poder de compra , mas que seja um ambiente mais harmonioso e humanizados , no qual as relações sociais sejam mais prazerosas e atrativas .


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A redação tangencia o tema. Discute sobre o poder de compra dos cidadãos e sobre o consumo como meio de elevação de status, sobre ostentação, mas pouco é falado acerca da separação física entre classes proposta no tema. O tema acaba ficando implícito. Atenção para o uso equivocado do "onde" no último parágrafo. A proposta de intervenção sugere uma "evolução cultural e econômica", mas o que isso significa? Como isso aconteceria? Por meio de quais ações práticas? Quem promoveria tais ações?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás