Título da Redação: A "Camarotização" da vida social

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Alice Martins


Na sociedade atual, a "camarotização", ou seja, a separação física entre classes diferentes, está cada vez mais frequente em ambientes de convívio público. Essa segregação acentua a desigualdade social no Brasil, evidenciando e expondo as diferenças entre os presentes no local.
A democracia brasileira prega a igualdade e a partilha de uma vida comum entre os cidadãos. Porém, a partir do momento em que a vida social passa a separar as pessoas baseada em "status econômico", os indivíduos deixam de comungar dos mesmos serviços ou direitos, consolidando barreiras físicas entre "ricos" e "pobres" e descontruindo o conceito de um país para todos ou um país democrático.
No que diz respeito ao convívio entre realidades de vida diferentes, a experiência adquirida no processo de convivência pode se mostrar algo enriquecedor e inédito, contribuindo para que os menos afortunados possam acreditar e sonhar com um futuro melhor e que os que possuem uma maior renda, possam aprender a valorizar o trabalho, a persistência e as coisas que possuem.
Dessa forma, a separação de classes sociais prejudica a experiência da democracia no cotidiano dos cidadãos e, principalmente, faz com que eles percam a noção de unidade como um povo de uma só nação, algo fundamental para manter a integridade de um país tão diversificado como o Brasil. Espera-se que a sociedade perceba os danos que tal comportamento causa para a população e que estes voltem a conviver em conjunto independente das particularidades de cada um.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás