Título da Redação: A Camarotização da sociedade brasileira

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Ana Maria Vilela Vilela


A ¨camarotização¨ da sociedade brasileira pode ser vista em diferentes aspectos; em ocasiões mais simples como em eventos onde os mais abastados ficam em camarotes, e as pessoas de menor renda fica na pista. Até desigualdades no meio urbano, na educação e nas moradias, onde os ricos possuem melhor qualidade de vida e os cidadãos carentes encontram dificuldades para viver, dependendo muito do serviço público de má qualidade.
O Brasil tem o terceiro pior índice de Gini, que mede a desigualdade no mundo. Podemos notar essa diferença na distribuição de renda do país onde 20% da polução população ganha mais de 10 salários mínimos por mês, e os 80% restantes menos favorecidos sobrevivem com apenas um.
A desigualdade social se faz presente no meio urbano, enquanto a população mais abastada vive em condomínios de luxo com a mais alta qualidade de vida, as pessoas de menor renda é afastada para a periferia da cidade, onde não possui infra estrutura básica para o convívio humano como saneamento básico e energia elétrica adequada.
Desse modo deve haver maior mobilização social em reivindicar seus direitos ao poder público. cabendo a população se conscientizar que o voto é importante, e é através dele que podemos provar que somos cidadãos, e através da cidadania escolher pessoas sérias honestas que sejam realmente interessadas em mudar essa desigualdade.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás