Passe o mouse nas marcações para ler os comentários.


Em tempos modernos, a aquisição da tecnologia tornou-se quase unanimidade. Estar conectado, antes como momento de diversão, virou sinônimo de estilo de vida. Presente em todos os grupos sociais, o serviço de tecnologia fez-se hábito diário dos usuários. A integração tecnológica, proposta pelo processo da globalização, traz aos usuários uma total conexão, em tempo real, que permite ser empregada de diversos modos. Porém, é fundamental uma análise mais ampla para a nova era, uma vez que tal conteúdo traz consigo bastantes questionamentos acerca dos efeitos dessa temática, onde as relações do convívio familiar podem ser afetadas devido as novas tecnologias.
Anos 2000, o "boom" tecnológico propiciado pela globalização e, consequentemente, sua expansão contínua até os dias atuais provocou diversas transformações em todas as partes do globo. Sejam mudanças nas formas de relacionamentos na economia, a nova economia do século XXI; nas relações de trabalho, como facilidades para o trabalhador, assim como novas maneiras de transmitir ideias, notícias e, também, o uso das redes sociais e aplicativos pelos internautas. Devido a tantas metamorfoses impostas pela onda tecnológica, houve a necessidade da adaptação dos utilizadores desses serviços, porém, a falta de ajustamentos desses laços acabam estreitando as relações, principalmente familiares; onde, devido a isso, a falta de diálogo é problema presente nos lares modernos.
As adversidades encontradas pelas famílias em razão do uso da tecnologia vão além da perda de comunicação entre si, e os impasses gerados afetam até mesmo o próprio corpo, como prejuízos na área psicológica do indivíduo e possíveis transições na personalidade, caráter, modo de agir e pensar, uma vez que a perda da comunicabilidade pode resultar no afastamento entre pais e filhos, deixando assim, por exemplo, crianças e adolescentes vulneráveis em razão da ausência de uma figura amiga tal que o mesmo possa conversar. Oportunizando até mesmo um sério problema de saúde: a depressão, considerada o mal do século. Os dilemas provocados pela expansão tecnológica ainda engloba outra área bastante preocupante: o meio ambiente. O consumismo, que motiva a adquirição de produtos tecnológicos e que também promove o rápido descartamento dos mesmos, colabora com o acúmulo de lixo, em sua maioria descartados de maneira indevida, e que contém substâncias tóxicas, prejudiciais à saúde e ao solo.
À vista disso, é fundamental a incentivação ao uso saudável da tecnologia afim de evitar possíveis danos ao relacionamento familiar. É importante a inserção de um marketing Governamental, voltado para aproximação dos laços familiares tais como programas de lazer em família nos espaços públicos e ao ar livre, dado que além da harmonização entre os indivíduos de uma família há ainda a realização de dinâmicas como as atividades físicas; além de disponibilizar através do SUS acompanhamento psicológico às famílias que necessitem de atendimento devido os prejuízos causados pelo uso da tecnologia. Ademais, é imprescindível medidas governamentais severas em relação ao descarte de materiais tóxicos, como fiscalização rígida nos processos de reciclagem assim como também a criação de programas que ofereçam descontos aos cidadãos que colaborem com a prática da reciclagem desses materiais.


Comentário em texto


Correção enviada por áudio.

Comentário em áudio.


Marcações

Correção no modelo ENEM


Competência Nota Comentário

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota total 960