Passe o mouse nas marcações para ler os comentários.


De acordo com o escritor Douglas Adams, as pessoas estão amarradas à tecnologia. É nesse contexto que a propagação das novas tecnologias, a exemplo tablets e celulares, se revela como um desafio para o convívio no âmbito familiar, à medida que prende as pessoas virtualmente, afastando-as do contato real.
É preciso ressaltar que, conforme dados fornecidos pelo blog Conectividade, 39% das crianças de 2 a 4 anos já usam aparelhos tecnológicos. Tal situação, muitas vezes, está relacionada a conduta dos próprios pais, que, para distrair as crianças e deixá-las quietas, oferecem a elas jogos de celulares ou filmes na televisão. Assim, gradativamente, o indivíduo vai sendo capturado pela tecnologia e afastado do convívio familiar.
Além disso, o surgimento de ferramentas como o Whatssap e o Outlook, que permitem a fácil troca de mensagens e arquivos, tornou inevitável o deslocamento de situações do trabalho para a casa. Dessa forma, é comum observar cenas em que os pais deixam de brincar ou conversar com os filhos para resolverem pendências do serviço.
Em consequência do exposto, a comunicação dentro do âmbito familiar acaba sendo rasa e, a partir disso, outros impasses são desencadeados. Por exemplo, os indivíduos param de compartilhar assuntos pessoais com a família, consequentemente, se torna complicado para os pais identificarem quando os filhos estão enfrentando algum problema, como o bullying. Também, conforme psicólogos afirmam, a exemplo Freud, a ausência da participação da família pode prejudicar até mesmo a aprendizagem do indivíduo como aluno, levando-o a ter notas baixas e, ainda, repetências.
Portanto, é imprescindível que, por meio de cartilhas distribuídas pelo município e mensagens em canais de televisão aberta, a população seja conscientizada a substituir o hábito das crianças do uso de aparelhos tecnológicos por brincadeiras saudáveis. Ademais, o Ministério da Educação, através de campanhas midiáticas, deve incentivar a interação social dentro da família. Por fim, poderia ser feita uma regulamentação para tornar as horas extras em domicílio, realizadas por meio de ferramentas como o Skype, pagas. Assim, reduzindo essa atividade, já que os patrões teriam que pagar por ela, e garantindo as horas livres do trabalhador, para que ele possa aproveitá-las com a família.


Comentário em texto


Sensacional a defesa do seu ponto de vista, a interdisciplinaridade e a estrutura do seu texto! Você sabe o que precisa fazer para ter uma boa nota. Para melhorar ainda mais, lembre-se de detalhar sua proposta de intervenção, de modo a explicitar: o agente, a ação, o modo de execução e a finalidade de cada sugestão.

Marcações

Correção no modelo ENEM


Competência Nota Comentário

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota total 960