Blog Projeto Redação

5 dicas para saber por onde começar estudar para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É certo que a dúvida de por onde começar estudar para concurso já passou por aí. Sabemos muito bem que muita gente quer a tão sonhada aprovação, mas muitos(as) ficam perdidos(as) na hora de dar o primeiro passo.

Infelizmente, é comum as pessoas errarem neste início. Muitos(as) acham que é só estudar que passa, outros vão atrás das fórmulas milagrosas. 

Entretanto, caso você não tenha estratégias para saber por onde começar a estudar para concurso, facilmente o caminho será bem árduo.

Então, pensando em tornar a jornada preparatória mais tranquila, selecionamos 5 dicas para quem está começando agora. Aliás, para quem já começou, mas ainda está perdido(a), o passo a passo será de grande auxílio também.

1. Escolha a área

Lamentavelmente, muitos(as) acreditam que é só estudar que dá certo, mas é aí que vocês se enganam. Para se preparar com excelência para o concurso dos seus sonhos, devemos nos atentar a pequenos detalhes que farão toda a diferença. 

Tendo isso em vista, a nossa primeira atenção nessa jornada é com a escolha da área desejada. 

Você já sabe qual concurso quer fazer? Ainda não? Não se preocupe, não é necessário saber exatamente qual será o processo seletivo, mas é extremamente valioso descobrir qual área você tem mais interesse.

Diante disso, para saber escolher a área, é necessário observar alguns aspectos. Vamos lá? 

  • Conheça os órgãos e as instituições que organizam os concursos
  • Identifique e analise as funções sociais de cada órgão 
  • Pesquise e estude quais são os conteúdos específicos de cada área

As 3 principais áreas de concurso público

  1. Bancária
  2. Fiscal
  3. Policial

2. Estude o edital

Para quem ainda não se atentou ao fato de que estudar para concurso vai muito além do que dominar os conteúdos da prova, aqui vai uma dica de ouro: o edital é a lei do concurso.

Pensando nisso, nada mais sábio do que analisar tudo o que for possível sobre o documento que comanda tudo que envolve o seu concurso.

Portanto, depois que você já descobriu qual é a sua área de interesse, saber por onde começar a estudar para concurso é, também, avaliar minuciosamente cada detalhe dos editais dos concursos que você vai prestar.

Isso fará com que você esteja mais próximo daquilo que será um dos seus maiores desafios durante essa jornada. Então, caso você ainda não tenha feito isso, corre que ainda dá tempo.

Estudar os editais para saber por onde começar a estudar para concurso

Infelizmente, muitos concurseiros(as) experientes cometem o erro de não conhecer bem os editais do concurso, então, para que você não seja mais um(a), listamos os benefícios de adotar essa prática o quanto antes.

  1. Identificar quais são as matérias básicas 
  2. Saber quais são os conteúdos específicos do seu concurso
  3. Identificar as principais características da prova 
  4. Saber quais são os cargos e suas funções
  5. Descobrir se há plano de carreira e como será o processo
  6. Saber se há cadastro de reserva para algum cargo

Viu só? Acredito que não há dúvidas de que estudar o edital tem suas vantagens! E não paramos por aqui com as dicas sobre os editais.

Se você quer se preparar de verdade e saber como passar no concurso dos seus sonhos, comece os seus estudos antes mesmo do edital da sua prova ser publicado. 

É isso mesmo que você leu! Antes do edital ser publicado, pesquise os editais passados, analise e estude as provas anteriores. Dessa forma, você estará mais que por dentro do que normalmente é cobrado nos concursos da sua área. 

Logo, a tão sonhada aprovação estará mais perto do que você imagina! Não perca tempo, a hora de se preparar é agora!

3. Escolha bons materiais de estudo

Agora que você já descobriu o que estudar para o concurso que você vai prestar, é hora de escolher os melhores materiais de estudo. As dúvidas nesta etapa são muitas, então, para melhor esclarecermos o que é necessário saber, confira o que você deve saber primeiro.

Tipos de materiais que você precisa conhecer para saber por onde começar a estudar para concurso

1. Apostilas

  • Impressas: materiais não tão extensos e que são indicados para concursos menores.
  • Em PDF: materiais mais extensos, com mais explicações sobre os conteúdos.
  • Especializadas: materiais mais completos e com mais explicações de especialistas das áreas do concurso que você vai prestar.

2. Livros

É sempre interessante termos os livros como aliados durante a nossa preparação para as provas, uma vez que são materiais bem mais completos que as apostilas por apresentarem os conteúdos de forma mais aprofundada.

Pronto, você já sabe as principais características de cada tipo de material disponível para estudar para concurso público.  Agora é hora de analisar bem o que será mais interessante para se preparar com excelência. E uma coisa é certa: invista em materiais de qualidade.

Não seja o(a) concurseiro(a) que pagou barato, mas no final a conta saiu bem cara! Pense a longo prazo, foque na sua nomeação 😉

4. Faça planejamentos de atividades e domine tudo o que precisa para começar a estudar para concurso

Já viu que uma das coisas que mais falamos por aqui é: tenha estratégia. Pois é, acreditamos que nada deve ser feito de forma aleatória.

Por isso, preparamos um passo a passo infalível de como planejar os seus estudos e ter uma rotina mais que produtiva.

1. Organize o seu tempo 

Em primeiro lugar, você deve organizar os seus horários do dia para saber quanto tempo diário você tem para se dedicar aos estudos. Para isso, monte um quadro de horários e liste todas as suas atividades diárias para saber organizar o seu plano de estudos.

2. Saiba quais conteúdos você deve priorizar

Em segundo lugar, é necessário selecionar o que deve ser priorizado na hora dos estudos. Pensando em facilitar a sua seleção de disciplinas, vamos indicar a sequência que você deve seguir para montar seu cronograma de estudos:

  • Primeiro passo: revise as disciplinas básicas que você tem mais facilidade;
  • Segundo passo: estude os conteúdos básicos de menor peso;
  • Terceiro passo: estude os conteúdos específicos de menor peso;
  • Quarto passo: estude os conteúdos específicos de maior peso.  

3. Monte seu cronograma de estudos

Em terceiro lugar, agora que você já sabe o que deve estudar e o que deve priorizar, é hora de preencher o seu quadro de horários para formular o seu plano de estudos. Indique, nos dias e horários listados no seu quadro, quais são as disciplinas que serão estudadas.

4. Faça revisões periódicas

A última etapa desse passo a passo não é necessariamente a última ação do seu plano de estudos. Mas como assim? Você não fará revisões apenas quando terminar de estudar determinado conteúdo. 

As revisões devem ser feitas periodicamente! Portanto, depois que você montou o seu plano de estudos, volte a analisá-lo para inserir os horários de revisões das matérias que você estará estudando.

5. Mantenha-se motivado(a)

Infelizmente, um dos erros mais comuns na vida de um(a) concurseiro(a) é não seguir o que foi planejado. Então, para não deixar tudo o que montamos até aqui de lado, é necessário sempre manter a sua motivação no modo ativado!

Diante disso, para que você consiga fazer isso, é importante traçar suas metas e objetivos e escrevê-los. Pode ser no celular, como lembrete, ou em um post-it que ficará fixado na parede do seu ambiente de estudos.

Independente da forma que você escolher como manter isso por perto, o interessante é ter aquilo ali sempre em mente para evitar as procrastinações e desistências.

Com essas 5 dicas e todo esse passo a passo, agora você já sabe por onde começar a estudar para concurso e já pode conferir o nosso Guia completo sobre como estudar para concurso para se preparar com excelência!

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

 

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000