Blog Projeto Redação

Os últimos 5 temas da redação do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os últimos 5 temas da redação do Enem

Na publicação de hoje, faremos uma retrospectiva dos últimos cinco temas de redação do Enem. Essa retomada irá te ajudar a entender o que pode ou não cair no dia da prova.

A prova de redação do Enem sempre traz um assunto de cunho social e que precisa de intervenção.

2013: ‘Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’

No ano de 2013, a prova de Redação do Enem exigiu como discussão o tema ‘Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil.

Nesse caso, observe que o candidato não deveria tratar somente da Lei Seca, mas sobre os efeitos, sobre as consequências que a implantação de tal lei trouxe ao Brasil.

A proposta é composta por quatro textos de apoio. O primeiro explica o objetivo da Lei Seca, o segundo é uma propaganda do Governo Federal sobre dirigir alcoolizado.

Já o terceiro texto apresenta dados sobre a Lei Seca, como a redução do número de atendimentos hospitalares e de vítimas de acidentes.

Por fim, o último texto trata de uma estratégia adotada por uma empresa publicitária, a qual utilizou-se da repulsão magnética para promover a conscientização sobre beber e dirigir.

2014: ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’

Diferentemente do tema do ano anterior, em 2014, a prova não teve um recorte temático específico e teve como tema a publicidade infantil em questão no Brasil.

Observe que o tema, de certa forma, dá abertura a diferentes discussões. Sempre que isso ocorrer, parta para os textos motivadores, eles poderão servir de guia.

Na proposta de redação, são apresentados três textos motivadores. O primeiro trata de uma resolução, aprovada em 2014, que estabelece como abusiva qualquer propaganda dirigida à criança que tenha a intenção de persuadi-la para o consumo de produtos.  Tal texto mostra, ainda,  como setores diferentes reagiram a essa resolução.

O texto II apresenta informações sobre a publicidade infantil no mundo, como os países com autorregulamentação, os países em que a publicidade infantil é proibida, os locais onde há proibição parcial, etc.

Por último, o texto III apresenta um outro ponto, contrário às proibições, a necessidade de se preparar essa criança, desde cedo, para ‘receber’ esse tipo de informação.

2015: ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’

O Exame Nacional do Ensino Médio, em 2015, trouxe como tema a discussão sobre os motivos que fazem com que a violência contra a mulher ainda persista na sociedade brasileira.

Essa proposta apresenta 4 textos motivadores. O primeiro texto destaca que, entre 1980 e 2010, 92 mil mulheres foram assassinadas. O texto II é um gráfico que destaca os tipos de violência os quais foram relatados por mulheres.

Já o texto III é uma campanha contra o feminicídio e o último texto mostra números da violência contra as mulheres com base na Lei Maria da Penha.

2016: ‘Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil’

Em 2016, na prova de Redação, os candidatos tiveram que apresentar e discutir sobre caminhos que deveriam ser traçados para combater a intolerância religiosa em nosso país.

Para ajudar, foram apresentados quatro textos motivadores. O texto I destaca que a Constituição garante a liberdade religiosa a todos.

Já o texto II diferencia liberdade de expressão e atitudes agressiva perante a lei.

O texto III apresenta o Artigo 208 da Constituição Federal que trata dos crimes contra o sentimento religioso. Para fechar, o último texto é um gráfico com o número de denúncias por religião.

2017: ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’

No ano passado, o tema surpreendeu muitos candidatos, pois a prova de redação solicitou como discussão os desafios enfrentados pelos surdos em sua formação educacional no Brasil.

A proposta era composta por 4 textos motivadores. O texto I apresenta dois artigos da Lei 13.143 que trata do direito à educação.

O segundo texto era um gráfico fornecido pelo Inep, o qual mostra o número de matrículas de surdos na educação básica entre os anos de 2011 e 2016.

O texto III é um anúncio publicado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que retrata o problema de inserção dos surdos no mercado de trabalho.

E o último texto apresentava fatos históricos, ressaltando a inserção dos surdos na escola durante o Império e a sanção da Lei 10.436.

Então, observe que o Enem sempre traz como tema um problema social, o qual precisa de intervenção, ou seja, que necessita de soluções.

Além disso, há uma tendência em apresentar dados estatísticos e em apresentar um aporte legal para a discussão.

Por isso, mantenha-se sempre muito bem informado e, no dia da prova, faça uma leitura minuciosa da proposta e dos textos motivadores.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000