Blog Projeto Redação

A construção dos parágrafos em seu texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A construção dos parágrafos em seu texto

Muitos alunos possuem dificuldade em organizar os seus textos em parágrafos. Por isso, hoje, trataremos exclusivamente deles.

Recentemente, vimos que, ao produzir o rascunho da redação, devemos organizar nossas ideias em parágrafos.

Qual a importância dos parágrafos para o texto?

Os parágrafos são fundamentais para a organização e compreensão da produção textual.

É isso mesmo! Um parágrafo vai muito além do recuo que se dá à margem esquerda. Eles são fundamentais para garantir uma sequência lógica à produção textual.

O que muitas pessoas desconhecem é que os parágrafos apresentam uma estrutura que precisa ser respeitada. Tal estrutura está muito ligada à ideia que se tem de começo, meio e fim em produções textuais. Sendo assim, os parágrafos devem ser construídos dentro dessa lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central. Essa ideia principal corresponde ao tópico frasal que, normalmente, aparece já no início do parágrafo. Todavia, o parágrafo não se restringe somente a essa ideia, é preciso desenvolvê-la e promover um encerramento.

Portanto, o tópico frasal deve ser apresentado, desenvolvido (esse desenvolvimento vai depender muito da estratégia argumentativa escolhida) e concluído. Tal conclusão funciona como o fechamento daquilo que foi exposto.

O tópico frasal pode aparecer no parágrafo de algumas maneiras. Como:

1) Declaração (pode ser positiva ou negativa) – Exemplo: “O avanço do uso de drogas, no Brasil, não é algo recente”.2) Definição – Exemplo: “Droga é qualquer produto alucinógeno que leva à dependência química”.3) Contraste – Exemplo: “De um lado, os usuários que compram as drogas e financiam o tráfico, do outro lado, os traficantes”.

Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central, a qual deve ser desenvolvida. Não se pode colocar várias ideias centrais em um mesmo parágrafo, pois gera confusão, assim como não pode haver repetição dessas ideias.

Há uma quantidade fixa de linhas para cada parágrafo?

Não há! Mas também não se pode produzir um parágrafo extremamente longo, pois eles tendem a ser confusos.

A prova disponibiliza 30 linhas para a construção do texto e, levando-se em conta que se tem, normalmente, quatro parágrafos em cada produção (1 parágrafo para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão), descontando uma linha para o eventual título (o qual não é obrigatório, mas conta como uma linha escrita), tem-se 29 linhas para quatro parágrafos, o que dá uma média de 7 linhas para cada um.

Então, fique atento à construção de seus parágrafos!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000