Blog Projeto Redação

Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A pandemia causada pela Covid-19 impactou a sociedade brasileira como um todo, mas precisamos dar a devida atenção aos impactos na vida das crianças. Por isso, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças.

Exemplo de redação sobre o tema: Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças

A Constituição federal, promulgada em 1988, garante a todos os brasileiros o direito à educação, à saúde e à isonomia social. No entanto, esses preceitos nunca foram inteiramente respeitados e a situação piorou com o novo coronavírus, pois este afeta mais as crianças, as quais fazem uso do sistema educacional. Desse modo, a continuação do método de ensino remoto é primordial, todavia ele prejudica a formação escolar dos mais pobres e aumenta o abismo nas condições de acesso ao aprendizado entre as classes socioeconômicas. Tem-se, com isso, a urgente necessidade de promover à [1] igualdade entre os alunos no país nesse período de quarentena. [2]

Em primeiro plano, observa-se que o novo vírus infecta mais as crianças. De acordo com alerta feito por cientistas e publicado no jornal britânico “The Independent” no final de 2020, essa nova variante [3] é mais perigosa para a população infantil do que a anterior. Logo, é essencial que práticas de isolamento social sejam reiteradas de forma ainda mais eficaz para manter a segurança das meninas e dos meninos. Por esse motivo, é totalmente inviável retomar o ensino presencial nas escolas, porque isso acarretaria maiores possibilidades de contágio. Cabe, então, à administração pública criar mecanismos que viabilizem o progresso educacional dos jovens de todas as esferas econômicas sem, contudo, colocar em risco a saúde deles.

Em segundo lugar, observa-se que essa circunstância aumenta o abismo entre ricos e pobres. Com a aplicação das aulas à distância, os menores precisam de tecnologia como notebooks, tablets ou smartphones, além de acesso à internet para assisti-las, o problema é que 57% do brasileiros não têm computador em casa e 25% não tem acesso a rede web de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). [4] Sendo assim, enquanto os mais abastados avançam nos estudos, os jovens de baixa renda carecem de ferramentas para assegurar seu direito básico à educação. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível que sejam tomadas medidas para reverter esse quadro. [5] [8]

Diante do exposto, evidencia-se a indispensabilidade da criação de providencias que visem alterar esse trajeto. Portanto, com o objetivo de garantir à saúde dos infantes, o governo federal deve priorizar a imunização da faixa etária em questão, por meio da aceleração da vacinação contra covid, a qual pode ser feita pela destinação de verbas para a compra de vacinas importadas – visto que o Brasil ainda não a produz em quantidade suficiente. Paralelamente [6], com o intuito de amenizar as desigualdades sociais entre os estudantes, as prefeituras e o governo estadual devem asseverar o direito básico à educação, mediante a distribuição de tablets a esse público de baixa renda. Com essas ações, é possível mitigar os efeitos da pandemia e da quarentena nas crianças. [7] [9]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[1] Crase indevida.

[7] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem.

Competência II – Compreender a Proposta

[2] A tese foi inserida no local correto, na introdução. Muito bem!

[8] Você demonstrou uma boa compreensão da proposta e atendeu à delimitação do tema.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[3] Qual? Sabemos que não há apenas uma.

[4] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!

[5] Argumentos bem relacionados.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[8] Proposta completa.

Nota: 960.

Quer escrever sobre o tema “Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças” e receber feedbacks completos sobre o seu texto? Contrate um dos nossos planos de correção!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000