O repertório sociocultural
A Competência II tem como um dos critérios de avaliação das notas mais elevadas a questão da utilização do repertório sociocultural, para justificar, defender o ponto de vista e enriquecer a discussão. Por isso, é importante a mobilização de diversas áreas do conhecimento para justificar as nossas colocações. E é isso que define o repertório sociocultural.
O repertório sociocultural consiste na utilização de conceitos, de conhecimentos de outros campos, como por exemplo: História, Filosofia, Educação, Economia, Cultura, etc.. Esses conhecimentos vão aparecer como fundamentação das nossas ideias, nós vamos usá-los para justificar aquilo de que estamos falando. É como se precisássemos falar e comprovar a nossa colocação, para isso, usamos áreas diferentes, que dão certa cientificidade à produção textual.
De maneira bem geral, esse repertório sociocultural consiste no nosso conhecimento de mundo. A construção desse repertório se dá, por mais repetitivo que isso possa parecer, através da leitura.
É fundamental que tenhamos uma rotina de leitura e, ao tratarmos do ato de ler, não nos restringimos à ação de tomar um livro, uma revista ou um jornal. Trata-se, também, de estabelecer discussões, participar de rodas de conversas, ficar antenado ao que acontece no mundo, assistir telejornal, ouvir rádio, acessar conteúdos informativos na internet. É tentar construir uma leitura de mundo, a partir do acesso a áreas de conhecimentos distintas.
Dessa forma, o repertório sociocultural vai sustentar a nossa discussão. Trata-se de mobilizar outras áreas para justificar o ponto de vista. Por isso, traga informações históricas, culturais, sociais, faça uso de citações, use dados, os analise. Mostre que você tem conhecimento e que domina outras áreas.