O que estudar para concurso público? Descubra os principais conteúdos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A procura por concursos está cada vez maior, afinal, num cenário de crises, principalmente econômica, o que mais procuramos é segurança e estabilidade financeira. Entretanto, muitos querem passar, mas poucos sabem o que estudar para concurso público. 

Iniciante ou concurseiro de longa data, é muito comum a dúvida: o que eu devo estudar para as provas de concurso? Então, para ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga, neste artigo reunimos tudo o que você deve priorizar na hora dos estudos. 

Antes de começarmos com as nossas valiosas dicas, vamos a um esclarecimento importante. Para você conseguir ter mais foco durante a sua jornada preparatória, é importante saber que os concursos têm variações e, por isso, você deve saber qual tipo escolhido por você para se preparar.

Os conteúdos cobrados nas provas vão variar de acordo com o nível do concurso que você prestará, isso envolverá o cargo pretendido, o órgão e a banca responsáveis pelo processo seletivo. E todas essas informações você poderá acompanhar lendo e analisando os Editais dos concursos que você deseja prestar. 

Para trazer informações mais claras e direcionadas, separamos o que estudar para concurso público por níveis: superior, médio e fundamental.

Concurso público nível superior

Estudar para concurso de nível superior é uma tarefa que exige muita dedicação na hora dos estudos. Por isso, é extremamente importante saber o que estudar para alcançar os melhores resultados, uma vez que a concorrência, normalmente, é mais alta do que em concursos de outros níveis.

Com salários mais altos e cargos mais atraentes, a concorrência nesses processos seletivos é um fato. Portanto, saber o que estudar para você conseguir traçar um plano de estudos mais estratégico e promissor é fundamental.

O que estudar para concurso público de nível superior?

Por serem provas mais complexas, você precisa estar sempre atualizado(a) e ter um vocabulário rico, acompanhado, é claro, de uma percepção crítica em relação aos assuntos mais relacionados à área do concurso público desejado. 

Além da leitura te ajudar a aprimorar estratégias de escrita e interpretação de textos, você estará mais gabaritado(a) para responder questões de atualidades com mais facilidade. 

E uma dica para garantir os pontos nas questões sobre atualidades é se dedicar às notícias que envolvem a situação política, nacional e internacionalmente. 

Língua Portuguesa

Além dos conteúdos mais básicos como ortografia, verbos e pontuação, o(a) candidato(a), para as provas de nível superior, deve se dedicar bastante aos estudos de conteúdos que vão exigir maior domínio em relação aos tópicos a seguir:

Regência verbal e nominal: questões que avaliarão os termos das orações e as relações com os complementos presentes serão bem recorrentes. 

Preposição, conjunções e pronomes: coordenação e subordinação de orações vão aparecer bastante nas questões sobre esses conteúdos.

Semântica: ler, interpretar e relacionar são as palavras de ordem para quem quer se dar bem com essa parte dos estudos. Questões que trabalharão a interpretação dos significados de palavras, frases, símbolos e textos marcarão presença significativa nas provas. 

Questões discursivas: nas as provas de nível superior é bastante comum aparecerem questões discursivas relacionados ao cargo que será ocupado e sobre atualidades. Para construir respostas consistentes, procure ler sobre os assuntos mais cobrados e esteja sempre atento(a) a dois aspectos: construção do seu posicionamento crítico e como articular suas ideias de maneira clara e incisiva. 

Redação: a redação costuma ser uma parte muito importante das provas e é preciso praticar bastante para evitar erros de português, construir uma argumentação sólida e ter um bom repertório sobre diversos assuntos.

Matemática

Para as provas de matemática de nível superior, não espere nada menos do que Matemática avançada sendo cobrada nas questões. E o que deve receber mais dedicação?

Matemática financeira: sendo uma área que utiliza variados conceitos matemáticos aplicados à área financeira em geral, procure focar nos problemas matemáticos relacionados ao nosso dia a dia. Portanto, dê mais foco a questões sobre o valor do dinheiro em determinado tempo e como isso é aplicado a investimentos e empréstimos, por exemplo. 

Estatística: aqui serão cobradas análises e interpretações relacionadas a dados e suas organizações; um bom aspecto a ser observado sobre esse conteúdo é que o uso de estatística e probabilidade é bastante útil para tomada de decisões e explicação de determinados eventos em nossa sociedade.

Progressão geométrica e progressão aritmética: questões sobre sequências numéricas, finitas ou infinitas, seguindo uma lógica ou uma razão, aparecerão nas provas também. Fiquem atentos(as)!

Direito

Ainda que não seja uma regra, teremos matérias de direito sendo bastante cobradas nos cursos de nível superior mais concorridos. Então, vale muito a dedicação aos estudos, principalmente de Direito Constitucional e Direito Administrativo. 

Direito Constitucional: é a área do Direito que apresenta, interpreta e categoriza as normas fundamentais do Estado. Aqui você estudará sobre a estruturação e limitação de estatais.

Direito Administrativo: é a área responsável por estudar as regras da Administração Pública, será um estudo mais voltado para a organização interna dos órgãos de Administração e do funcionamentos de seus serviços. 

Informática

Além dos assuntos mais básicos como Excel, sistemas operacionais básicos, por exemplo Windows, e as ferramentas básicas de editores de texto, você deve se dedicar aos estudos de Segurança da Informação.

Por ser uma assunto ainda não muito discutido, inclusive em níveis legislativos, pode ser que você precise de mais dedicação, mais pesquisas na hora dos estudos. Então, não deixe para última hora. Saia na frente!

Uma dica para se destacar nessa área é pesquisar e analisar questões que envolvem a internet, como antivírus e procedimentos básicos sobre segurança do usuário em rede. 

Concurso público nível médio

Os processos seletivos de nível médio talvez sejam os que mais aparecem no universo dos concursos. Então, ainda que sejam provas menos complexas que as de nível superior, a concorrência será bastante acirrada.

Portanto, não devemos subestimar esses exames. Saiba o que estudar para concurso público de nível médio para garantir os melhores resultados.

Língua Portuguesa

Os conteúdos que aparecem com mais frequências nas provas são muitos, então é preciso bastante atenção para que você não dê bobeira e deixe passar algum assunto. Separamos aqui os temas que mais geram problemas para os(as) candidatos(as):

Morfologia

É a área que estuda as classes de palavras que, diga-se de passagem, não são poucas, ao todo, são dez: substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, pronomes, preposições, conjunções, artigos, numerais e interjeições. 

Além de saber as características de cada uma para saber identificá-las, você deve conhecer as variações de cada uma caso existam.

Sintaxe da oração

É a área dedicada à identificação dos termos da oração. Assim como a área da morfologia, são variados os aspectos que você deve analisar: sujeito, predicativos, predicados, objetos, adjuntos e complementos. 

Esses são os principais elementos que você deve conhecer. Uma das situações avaliativas mais comuns em relação a esse conteúdo é sobre as funções de cada um nas orações. 

Matemática

Já sabemos que, independente do nível, Matemática é sempre um terror na vida dos(as) concurseiros(as). Porém, felizmente, nós não vamos deixar que isso aconteça com você. Então, fique atento(a) ao que separamos sobre o que dá mais trabalho na hora das provas, e tire de letra os problemas matemáticos dos concursos de nível médio.

Porcentagem 

Ainda que possam aparecer questões difíceis, a lógica da porcentagem não é complexa. Para driblar os problemas matemáticos mais complicados, a regra é simples: lembre-se de que porcentagem é uma razão de denominador 100.

Isso é uma forma de descobrir a proporção entre o todo e uma parte, uma fração. 

Probabilidade

Aparecerão questões que exigirão que você calcule as chances de que algo aconteça, levando em consideração possíveis variáveis. O segredo para dominar esse conteúdo é fazer o máximo de questões sobre isso.

Isso porque a teoria de raciocínio lógico é simples, mas pode aparecer de variadas formas, então é bom estar preparado(a) para as inúmeras possibilidades de casos. 

Geometria básica

Essa área da matemática vai cobrar o cálculo de área e volume. Para conseguir bons resultados nas questões sobre geometria básica, o primeiro passo é conhecer bem os conceitos básicos.

Álgebra

Sobre esse conteúdo, aparecerão questões que exigirão o conhecimento sobre equação de primeiro e segundo grau. Antes de iniciar qualquer estudo sobre álgebra, tenha certeza de que sabe definir e diferenciar essas equações.  

Informática

Para estudar informática para concurso público de nível médio você deve dominar os conceitos básicos. Pode parecer que não é muito, mas é aí que mora o perigo. Se parece simples, e realmente é, pense que para todo mundo esse conteúdo será de fácil domínio. 

Portanto, não dê bobeira, domine o conteúdo para não errar em questões simples. Confira o que é essencial sobre esse assunto:

Word e Excel: saiba identificar e definir conceitos básicos e ferramentas.

Internet: você precisa saber sobre as principais funcionalidades da internet.

Windows: domine os atalhos de teclas e os conceitos básicos do sistema operacional. 

Concurso público nível fundamental

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que por ser de nível fundamental, a prova não será complicada. Em partes, quem pensa assim pode até estar certo, mas chegar despreparado(a) pode ser extremamente perigoso.

Ainda que os conteúdos sejam menos complexos, podem aparecer temas que sejam específicos, ou, até mesmo, assuntos que você não tem conhecimento (até porque não sabemos tudo sobre todos os assuntos do mundo, não é mesmo?).

Dessa forma, para garantir bons resultados, devemos estar atentos(as) ao que estudar para concurso público de nível fundamental. 

Língua Portuguesa

Embora sejam menos conteúdos cobrados nas provas de nível fundamental, a prova de Português é uma das mais extensas nesses processos seletivos. Portanto, vale muito a nossa atenção para os mínimos detalhes. 

  • Regras de acentuação
  • Plural
  • Pontuação
  • Verbos irregulares
  • Interpretação de textos (gráficos e charges, normalmente, podem conter mais elementos para análise, portanto, faça muitos exercícios.)

Matemática

É muito comum que o problema da matemática não seja a parte complexa, mas sim a matemática básica. Quer saber o que dominar para driblar os problemas?

  • Equações de primeiro grau
  • Conjuntos numéricos 
  • Operações básicas 
  • Regra de três 
  • Raciocínio lógico 

Agora que você já sabe o que estudar para passar no concurso público que você tanto deseja, é hora de planejar os estudos. Se você precisa de dicas e estratégias de estudos, acesse agora o nosso guia completo de como estudar para concurso e alcance resultados excelentes!

Confira 10 dicas infalíveis de como estudar para concurso e garantir a sua nomeação!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000