Blog Projeto Redação

Entenda de uma vez o que é concurso público

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os processos de seleção para cargos públicos são muito almejados por diversas pessoas. Por isso, entender o que é concurso público pode ajudar muito na hora de se preparar para essas seleções. 

Por meio disso, resolvemos fazer este artigo para deixar você mais perto do sonho de ter um cargo estável de trabalho. Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre esses processos seletivos. 

O que é concurso público? 

Como você já deve saber, existem algumas oportunidades de emprego oferecidas pelo Estado. No entanto, esses cargos possuem processos seletivos específicos, que podem gerar algumas dúvidas aos participantes. Por isso, é muito importante saber o que é concurso público, para, assim, começar a se planejar para prestar essas seleções. 

Então, como já foi dito anteriormente, os concursos públicos são processos, elaborados por uma banca de aplicação, que são formados, na maioria das vezes, por provas teóricas. Além disso, eles são de acesso de toda a população, contando que os candidatos se enquadrem nos requisitos previstos em edital.  

Portanto, os concursos públicos são processos seletivos que permitem o acesso a um cargo público. Por se tratar de processos amplos, que tem como propósito a garantia de uma seleção democrática, eles são feitos com base em um sistema impessoal, em que a igualdade de oportunidade aos candidatos é um dos principais objetivos.

Como funciona os concursos públicos?

Quando pensamos em o que é concurso público, também devemos saber sobre seu funcionamento, que acontece da seguinte forma: esse tipo de processo seletivo pode ser dividido em etapas, como prova discursiva e testes físicos, também pode exigir avaliação de títulos e cursos de formação. 

Mais uma questão sobre esses processos é que, independente do formato escolhido pelo órgão responsável pelo concurso, uma regra é: você vai passar por uma seleção composta por, no mínimo, uma prova de múltipla escolha. 

Quem pode fazer concurso público?

Além de saber como funciona o processo de seleção, outra questão importante sobre o que é concurso público é saber quem pode fazer esse tipo de processo. Isso pode te ajudar a entender se está apto para prestar essas seleções, além de auxiliar na escolha de qual concurso fazer

Portanto, veja quais são os requisitos básicos para prestar um concurso. No entanto, não se esqueça de consultar os editais de outros concursos, pois neles podem haver diversos outros requisitos específicos, como aprovação em testes físicos e grau de escolaridade. Então, confira os requisitos básicos para qualquer concurso público: 

1. Nacionalidade brasileira

Uma das questões, geralmente, exigida é que apenas quem pode fazer concurso público são pessoas com nacionalidade brasileira. Isso é caracterizado por pessoas que nasceram no país e, também, por outras que conseguiram a nacionalização por algum motivo legal.

Porém, em alguns casos, cidadãos de Portugal também têm direito de participar dos processos públicos do Brasil. Portanto, essa possibilidade deve ser analisada e consultada.

2. Gozar dos direitos políticos

No que diz respeito a estar em gozo dos direitos políticos, o participante deve estar habilitado a alistar-se ou candidatar-se para a posse de qualquer tipo de nomeação ou eleição para cargos públicos.

Sendo assim, o participante deve considerar seu estado perante as questões legais, que podem impossibilitá-lo de prestar esse tipo de seleção.

3. Estar regular com as obrigações militares e eleitorais

Mais uma reivindicação para quem pode fazer concurso público é estar regular com as obrigações militares e eleitorais. Para isso, o participante deve ter o Certificado de Alistamento Militar, certificado de dispensa, ou qualquer outro documento que prove o alistamento, se for o caso, e a Certidão de Quitação Eleitoral, que é emitida no site do Tribunal de Justiça Eleitoral (TJE). Com essas informações, você poderá fazer, normalmente, sua prova.

4. Possuir nível de escolaridade exigido para o cargo

Todos os concursos públicos possuem uma classificação do nível de escolaridade que deve ser cumprida. Isso acontece, pois os processos e demandas são destinados a pessoas específicas, de acordo com seu currículo escolar.

No que diz respeito aos níveis, temos processos para pessoas com formação de nível fundamental, médio e superior, dessa maneira, existe variação no conteúdo das avaliações e, também, quem pode fazer concursos públicos.

5. Ter idade mínima de 18 anos

Para que os participantes possam ser nomeados, é importante saber que só quem pode fazer concurso público são pessoas com idade mínima de 18 anos. No entanto, alguns órgãos são mais flexíveis e permitem que pessoas de 17 anos façam a prova, contando que tenham maioridade quando ocorrer a nomeação.

Além disso, Jovens juridicamente emancipados podem prestar concurso normalmente, então, é uma alternativa para pessoas que pretendem ingressar em cargos do tipo.

6. Estar apto físico e mentalmente

Por último, temos a regra sobre a saúde física e mental dos participantes. Para esse tipo de comprovação são feitos testes psicológicos e exames físicos, considerado um dos modos de avaliação sobre quem pode fazer concurso público.

Gostou deste post sobre o que é concurso público? Então, confira no nosso próximo artigo como fazer redação para concurso e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse tipo de seleção.  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000