Blog Projeto Redação

O projeto de texto na prova do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O projeto de texto na prova do Enem

Hoje, iremos tratar de algo extremamente importante para uma produção textual: o planejamento. Você precisa organizar bem as suas ideias para que o seu texto alcance o objetivo que é o convencimento de seu leitor.

Esse planejamento é fundamental para que você garanta a progressão textual e consiga construir uma argumentação e uma defesa de ponto de vista consistentes. Mas como fazer esse planejamento? Para isso, é preciso que você organize um bom projeto de texto.

Cartilha do participante

É importante lembrar que na Cartilha do Participante, o Inep ressalta a importância e a necessidade desse projeto para uma boa nota na Competência 3. Então, foque nisso antes de iniciar a sua escrita, ou seja, faça da elaboração desse projeto uma etapa pré-produção textual.

Para elaborar esse projeto de texto, leia atentamente as orientações da prova e a proposta de redação. Destaque as palavras mais importantes do enunciado do tema e dos textos motivadores. Em seguida, pense na tese que será defendida e em dois argumentos que irão ajudar a sustentá-la.  Logo após, pense em quais agentes (ou em qual agente) serão mobilizados para a elaboração da proposta de intervenção.

Não é necessário elaborar períodos longos. Faça essa organização em frases curtas e objetivas, para que você não perca muito tempo nesse processo. De maneira esquemática, o projeto de texto ficaria assim dividido:

TESE
ARGUMENTO 1
ARGUMENTO 2
SOLUÇÕES

Esse não é um modelo fixo de projeto de texto a ser seguido, cada aluno pode desenvolver o seu, dentro de suas dificuldades e necessidades. O importante é sempre ter em mente que esse projeto é fundamental para organizar as ideias e evitar eventuais esquecimentos. O projeto de texto é importante para que você evite o famoso ‘branco’ na hora de escrever, pois servirá como um guia, um material de consulta.

Então, em sua próxima redação, tente fazer um projeto de texto e veja como pode facilitar o processo de escrita. Lembre-se sempre de contemplar, na argumentação, aquilo que foi estabelecido na tese e articule a proposta de intervenção ao que foi discutido ao longo da redação. Tudo precisa ficar muito bem interligado, pois o texto é uma unidade significativa.

Um bom restinho de semana e até a próxima!

Abraços!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000