Blog Projeto Redação

Conheça as formas de avaliação e veja um modelo de redação para concurso comentado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Assim como as questões objetivas, a prova de produção de textos também é muito relevante para sua aprovação em seleções para cargos públicos. Por isso, é muito importante que você conheça os métodos de avaliação e, também, um modelo de redação para concurso. 

A partir dessa informação, separamos uma correção detalhada, a partir dos padrões básicos de concursos públicos, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e entender melhor o processo de avaliação.

Estrutura básica de redação para concurso

Bom, apesar de cada banca examinadora possuir seus próprios métodos de avaliação, que são previstos em edital, há alguns critérios que sempre são abordados. Alguns deles podem ser encontrados em plataformas de correção, como o Projeto Redação, que possui diversos diferenciais nas avaliações de textos para concurso. 

Portanto, veja a seguir quais são os critérios adotados e as bancas atendidas. São elas: PM GO, Correios, EAOEAR, MPE AM, Banco do Brasil, Defensoria Pública, TRT, CFO, TRE, Bombeiros, EsPCEx. Além de atender os padrões dessas avaliações, as correções se baseiam em 5 critérios avaliativos, que são avaliados entre 0 e 20 pontos, somando, no final, 100 pontos:

  • Critério 1 – Domínio da Norma Culta;
  • Critério 2 – Compreensão do tema;
  • Critério 3 – Atendimento ao Gênero Textual;
  • Critério 4 – Sofisticação do repertório sociocultural.

Como fazer um bom modelo de redação para concurso?

Para criar seu próprio modelo de redação para concurso, você deve pensar nos critérios abordados, no gênero gramatical previsto e também no assunto que será abordado. Por isso, sempre estude atualidades e faça um esqueleto de redação.

Como estudar atualidades?

Para estudar os temas atuais de estudo e fazer seu próprio modelo de redação para concurso, você deve conhecer bem o exame que pretende fazer e ter noção de quais tipos de temáticas costumam ser abordadas. Depois disso, você pode fazer pesquisas em mídias de referências, assistir vídeos e ouvir podcasts.

O que são esqueletos de redação para concurso? 

Além disso, é interessante criar modelos de redação para concurso que são compostos por: argumentação, conclusão e estruturas de textos. Eles  também podem ser chamados de esqueleto de redação para concurso. Por meio deles, você vai adquirir ótimas estratégias para fazer um bom texto. 

Modelo de redação para concurso

Além dessas estratégias desenvolvidas para facilitar seu processo de escrita, temos também uma espécie de modelo de redação para concurso baseado em bons desempenhos em processos de seleção. Veja um exemplo com comentários e correção da plataforma Projeto Redação.

Modelo de redação para concurso sobre o tema: A atuação esperada dos profissionais de tecnologia da informação

A internet e as tecnologias tiveram um salto gigantesco[1] após a Terceira Revolução Industrial. Nesse contexto, novos empregos surgiram, tais como os da área de TI.[2] Entretanto, alguns fatores dificultam a atuação esperada desses profissionais tão requisitados. Logo, convém analisar alguns fatores que agravam a problemática.[3]

Em primeira análise, vale ressaltar a baixa renumeração[4] que esses profissionais recebem em alguns casos, como fator agravante da falta de atitude esperada de um profissional de TI. De acordo com o princípio do Taylorismo, para um funcionário prestar serviços de qualidade, esse precisa ter bonificações a fim de aumentar o seu bem estar[5] e[6] por conseguinte, seu serviço. Assim, é inevitável que para uma boa atitude dos trabalhadores de TI, seus direitos e vontades devam ser atendidos. [7]

Em segunda análise,[8] cabe salientar a dificuldade ética e o desejo inerente ao homem de tentar tirar vantagens em situações oportunas como fator dificultoso para o empregado de TI agir de forma esperada.[9] Segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem. Análogo ao exposto, evidencia-se o caráter humano como fator criterioso para a persistência da problemática.

Infere-se, portanto, medidas para resolver a problemática. Visto que a questão salarial é fator de interferência, é preciso um reajuste salarial para o setor de tecnologia da informação a fim de aumentar o valor padrão ofertado e evitar problemas do gênero. Ademais, cabe às famílias educarem seus filhos para formar cidadãos éticos e conscientes[10] que não buscam tirar vantagens.[11][12]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Critério I: domínio da norma culta

  • [1] Evite expressões informais, que remetem ao exagero.
  • [2] Explique o significado da sigla na primeira vez que citá-la no texto.
  • [4] Atente-se para a grafia “remuneração”.
  • [5] Atente-se para a grafia em “bem-estar”.
  • [6] Aqui, use a vírgula.
  • [10] Aqui, use a vírgula.

Critério II: compreensão do tema

  • [3] Você elaborou uma boa contextualização, muito bem. Note, no entanto, que faltou a tese, ou seja, seu posicionamento crítico. Cite os fatores que você trabalhará de forma direta na introdução. 

Critério III: atendimento ao gênero textual

  • [11] Muito bem, seu texto apresenta todos os critérios do gênero.

Critério IV: sofisticação do repertório sociocultural

  • [7] Amplie um pouco mais a reflexão: por que esse salário é baixo? O que significa um salário baixo para você? É preciso explicar.  
  • [9] Não ficou clara a situação. Os clientes tentam tirar vantagens? De quais formas? É necessário explicar o posicionamento um pouco mais.

Critério V: conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção textual

  • [8] Excelente escolha do conectivo para esse parágrafo com o anterior, muito bem!
  • [12] Você fez um ótimo uso dos conectivos ao longo do texto. Isso demonstra conhecimento avançado no uso dos mecanismos linguísticos, muito bem!

Comentário final

Seu texto está muito bem articulado, parabéns. Note, entretanto, que é necessário apresentar uma tese na introdução. Além disso, propus aprofundamentos para o desenvolvimento. Com essas mudanças, sua dissertação ficará ainda mais eficiente. Bons estudos.

Nota: 84/100  

Por que utilizar plataformas de correção?

Na hora de se preparar para fazer suas provas, é sempre bom saber se o caminho certo está sendo tomado em relação aos seus estudos. Por isso, é importante ser avaliado desde o início desse processo, para que você conheça suas dificuldades e facilidades. Na redação não é diferente, dessa maneira, procure por profissionais qualificados para que não haja nenhuma surpresa na hora da prova. 

Existem muitas empresas que prestam serviços de correção, no entanto, o Projeto Redação possui diversos diferenciais que devem ser considerados na hora de escolher uma plataforma de ensino. Confira alguns benefícios oferecidos:

  • Correções feitas por corretores profissionais;
  • Diversos temas atuais sobre diversas bancas;
  • Feedbacks completos sobre o texto;
  • Melhor custo x benefício do mercado;
  • Prazo de correção em até 48 horas úteis;
  • Reavaliação de textos sempre que necessário.

Assim, por meio do Projeto Redação, você poderá praticar bastante, com diferentes temas atualizados. Mais uma vantagem, é que você sempre pode fazer sugestões de temas para a plataforma. Então, mesmo se alguma temática não estiver disponível, você pode pedir a análise de sua inclusão.

Gostou do modelo de redação para concurso apresentado e quer que seus textos sejam avaliados com feedback feito por profissionais qualificados? Então clique aqui, conheça nossos planos e garanta um ótimo desempenho no concurso que você deseja! 

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000