Blog Projeto Redação

8 dicas sobre como estudar gramática para concursos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quando pensamos nos processos seletivos para cargos públicos, sempre lembramos de uma das partes mais temidas das provas: as questões de gramática para concursos públicos. Portanto, o estudo dessa área da língua portuguesa é imprescindível, pois, na maioria das vezes ela é um dos pontos mais importantes para melhorar suas notas.

A partir disso, separamos 8 dicas que vão te ajudar a perder o medo da gramática e também aumentar seu desempenho na área. Confira!

1. Conheça a banca do seu concurso

A primeira dica que vamos apresentar é sobre a banca que desenvolverá e avaliará sua prova. Antes de iniciar as preparações de estudo, você precisa saber qual processo prestar. Depois disso, é só conhecer melhor quais são as características específicas do órgão desejado. 

Para isso, é muito importante saber qual é a banca examinadora e ler o edital. Isso acontece pois, nesse documento, são disponibilizadas todas as informações que os participantes necessitam, inclusive sobre os conteúdos cobrados,como o que cai em gramática para concursos públicos. 

2. Aprenda sobre os principais tópicos

Depois de analisar o que foi previsto no edital na área de gramática para concursos públicos, é a hora de começar a colocar em prática e montar um cronograma de estudos. Para conseguir estruturar bem sua rotina e construir um bom planejamento, você deve saber quais são os principais tópicos cobrados nas provas. 

Separamos, então, os principais conteúdos abordados, que são: 

  • Morfologia;
  • Sintaxe;
  • Uso de vírgulas;
  • Acentuação;
  • Crase; 
  • Concordância verbal e nominal;
  • hífen.

A partir desses tópicos gerais, você conseguirá entender melhor quais são suas dúvidas e dividir o tempo de estudos de acordo com sua necessidade.  

3. Faça fichas de estudos

Assim como o planejamento de conteúdos, também é muito relevante entender quais são os melhores métodos de estudos para você. Uma dica sobre isso são as fichas de estudo, que são fichas, de tamanhos diversos, que possuem as principais informações sobre determinado conteúdo. Por meio delas, você consegue organizar os conteúdos dos seus resumos de forma prática e, também, ter mais acesso a eles para consultas. Com isso, há um grande auxílio em sua memorização. 

Uma forma interessante de construir esses mecanismos é utilizar aplicativos próprios para montar essas fichas ou modelos prontos na internet. 

4. Faça resumos

Mais um método muito utilizado para absorver conteúdos e que pode facilitar seus estudos de gramática para concursos públicos são os resumos. A partir deles, você consegue sintetizar melhor a matéria desejada e gerar um material completo para estudar para esse tipo de seleção. 

Além disso, há outros tipos de resumos para concurso, como os mapas mentais. Eles são formas de síntese e podem auxiliar na memorização visual. Logo, fazem com que você possa hierarquizar as informações e colocá-las em uma estrutura visualmente agradável

Para fazer essas estruturas, existem diversos sites que podem te ajudar a montar mapas mentais bem estruturados. É só dar uma pesquisadinha na internet!

5. Escolha uma gramática como base

Apesar das prescrições gramaticais serem, de certa forma, as mesmas, é importante entender que existem diversos autores e teorias. Por isso, é interessante que você pesquise sobre um material de qualidade e que atenda às suas demandas. Além disso, pesquisar em diversos lugares pode acabar gerando mais dúvidas. Então, escolha uma gramática para consulta e sempre a utilize.

6. Faça exercícios 

Agora que já falamos sobre a etapa de programação, vamos para a prática efetiva. Para estudar gramática para concursos públicos, não basta o conhecimento apenas teórico. Logo, fazer exercícios é imprescindível para um bom desempenho. 

Uma ótima dica para isso é conhecer as provas antigas da banca que pretende prestar, pois elas podem te dar um parâmetro melhor de como será a edição que você pretende fazer. Além disso, você pode realizar uma análise de desempenho, principalmente com os simulados, pois saberá quais são suas dificuldades e facilidades.

7. Utilize aplicativos

Atualmente, no mercado há diversos serviços educacionais de qualidade que disponibilizam vários tipos de serviços online. Com isso, você encontra vários aplicativos e sites que possuem exercícios e materiais. 

Assim, procure serviços que você confia e utilize as plataformas ao seu favor, principalmente para estudar uma das partes mais complexas, a gramática para concurso, e ter um diferencial em relação aos seus concorrentes. 

8. Utilize plataformas de correção

Pensando na dica anterior, há uma ótima forma de aproveitar um serviço para mais de uma finalidade. A partir do momento que você contrata uma plataforma de correção de textos você pode treinar suas dúvidas sobre redação, que é um grande diferencial, e também aprender mais sobre gramática para concurso.

Levando em conta que você saberá todos os seus erros gramaticais, você poderá estudar o que tem dificuldade e aprender mais sobre o uso funcional do sistema gramatical, além de entender melhor sobre correção de redação para concursos

E aí, gostou de saber sobre gramática para concursos públicos? Que tal ler mais um artigo a respeito da redação para concurso e ficar por dentro de todas as dicas sobre esse tipo de processo.  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000