Blog Projeto Redação

Aprenda o que é conotação e denotação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Denotação e conotação são duas manifestações linguísticas muito comuns dentro da Língua Portuguesa. Elas estão ligadas ao sentido que uma determinada palavra, expressão ou texto expressa. Então, quando falamos sobre sentido real e literal das palavras, vemos expressa a denotação. Já no sentido figurado ou subjetivo, temos a conotação.

A partir disso, criamos este post para explicar melhor essas estruturas. Bora conferir? 

O que é denotação e conotação? 

Como foi dito anteriormente, denotação e conotação são questões semânticas analisadas em termos, expressões, orações ou textos. Elas ajudam a diferenciar se foi utilizado o sentido real ou não de determinados signos linguísticos. 

Então, veja como são essas divisões:

Denotação

Sobre a denotação, podemos considerá-la como o sentido literal das palavras e expressões. Então o sentido denotativo é como o sentido real dos termos.

Dessa forma, a denotação é usada, geralmente, em gêneros textuais mais objetivos e literais como: artigos científicos, textos descritivos, textos dissertativos-argumentativos, como a redação do Enem e outros.

Veja alguns exemplos  a seguir:

  • Nuvem – “Conjunto de partículas de água muito finas, mantidas em suspensão pelos movimentos verticais do ar.” Definição do dicionário online Dicio.
  • “O gato preto era do homem.” 
  • Amor – Sentimento de afeição intensa que leva alguém a querer o que, segundo ela, é bonito, digno, esplendoroso. Definição do dicionário online Dicio.

Como você pode ver, a melhor forma de entender o que é denotação acontece por meio das definições de dicionário, pois elas têm a função de caracterizar o significado de uma palavra por meio de seu sentido literal.

Conotação

No caso da conotação, que é o sentido subjetivo e figurado, a utilização é um pouco diferente, pois, na maioria das vezes utilizamos ela quando queremos modificar o sentido de alguma palavra ou expressão. 

Então, ao invés de considerarmos o seu sentido real e literal, utilizamos o sentido figurado. Assim, o significado será ressignificado.

Os gêneros literários costumam ser mais comuns quando pensamos em sentidos literários, principalmente os poemas. No entanto, também é comum encontrarmos o sentido conotativo em conversas informais, por exemplo. 

Confira, então,  alguns exemplos a seguir:

  • “Uma nuvem de pessoas podia ser vista.” – Ao contrário do sentido denotativo, que foi apresentado anteriormente, a palavra nuvem não possui seu significado real. 
  • “Aquele homem é um gato” – A palavra gato possui o mesmo sentido da frase denotativa apresentada anteriormente. 
  • Amor é fogo que arde sem se ver” – No fragmento do poema de Luiz de Camões, não há o sentido denotativo de amor que foi apresentado anteriormente pelo dicionário.

Bom, o sentido conotativo então é uma variação do sentido real de uma expressão. Portanto, ele é uma forma de utilização das figuras de linguagem. Alguns exemplos desses recursos são: 

  • Metáfora; 
  • Comparação;
  • Metonímia;
  • Hipérbole;
  • Personificação;
  • Antítese.

E aí, gostou do artigo sobre denotação e conotação? Então que tal aprender mais sobre significados e sentidos de textos no nosso artigo sobre dicas de interpretação de texto? Confira!

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000