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Debate sobre os impactos da pandemia na educação [Redação pronta]

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Como sabemos, a pandemia impactou todos os âmbitos sociais com as medidas de isolamento social. Por isso, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre os impactos da pandemia na educação.

Exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre os impactos da pandemia na educação

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática. [1] Dessa maneira [2], a legislação tornou a educação uma ferramenta de transformação social e crescimento do país. Contudo, com a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social foi determinado e, assim, extinguindo as aulas presenciais fazendo com que muitas escolas implantassem o ensino à distância. Entretanto [3], essa opção não é viável a todos, visto que há um despreparo governamental no brasil e elevado índice de desigualdade social. [4]

Em primeira análise [5], a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, segundo Nelson Mandela. [6] Porém, com o fachamento das escolas no país, crianças e jovens foram prejudicados, pois com as aulas sendo EAD, muitos indivíduos desse grupo não conseguem ter acesso a elas, pela falta de estruturas físicas que proporcionem esse acesso. Nesse cenário [7], Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que aponta que 25% dos brasileiros não têm acesso à internet. [8] Diante disso [9], é notório que essa falta de políticas públicas fazem com que esse dilema persista.

Seguindo essa lógica [10], o Brasil nunca foi referência quando o assunto é educação, e no cenário atual, esse dilema se acentua. Visto isso, o despreparo governamental com a educação nacional se tornou mais evidente com a chegada da pandemia e se notou problemas como os de que a maioria das escolas não contam com o suporte necessário para o oferecimento do ensino remoto e de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 42% das classes “D” e “E” estão conectadas [11], além disso, são poucos os professores que tiveram a formação adequada para lecionar a distância. Nesse âmbito [12], fica claro o descaso governamental com a falta de resoluções na educação no país.

Portanto [13], é urgente que medidas devem ser tomadas para conter o entrave abordado. Por isso [14], o Ministério da Educação [15] deve elaborar campanhas [16], por intermédio da distribuição de tablets e a criação de planos de internet para os alunos da rede pública de ensino de baixa renda [17], a fim de promover esse acesso à educação a todos os estudantes [18]. Dessa forma [20], tornando a sociedade mais igualitária [19] e democrática através da educação. [21]

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Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[21] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns!

Competência II – Compreender a Proposta

[2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[1, 6] Excelente citação.

[8] Excelente uso de dado estatístico.

[11] Não se recomenda repetir dados dos textos de apoio.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[2, 3, 5, 7, 9, 10, 12, 13, 14, 20] Excelente conectivo.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[15] Muito bem! Evidenciou o agente.

[16] Muito bem! Explicitou a ação a ser realizada.

[17] Muito bem! Colocou como isso ocorrerá – o meio/modo.

[18] Muito bem! Demonstrou a finalidade.

[19] Muito bem! Detalhou um dos elementos.

Comentário final

Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! Excelente uso dos conectivos; Não se recomenda repetir dados dos textos de apoio. Excelente conclusão, contendo agente, ação, modo/meios, finalidade e detalhamento; Parabéns! Continue pesquisando sobre várias temáticas, assim terá argumentos embasados e consistentes ao dissertar.

Nota: 960.

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

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