Blog Projeto Redação

A data da prova está se aproximando, o que você precisa ter em mente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A data da prova do Enem está se aproximando, o que você precisa ter em mente?

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será no dia 05 de novembro, e, para muitos candidatos, essa é a prova mais aguardada, mas também a mais temida.

É importante ter em mente que a calma e a confiança são fatores importantíssimos para um bom desempenho. Afinal, você se preparou muito, não é verdade?

Três pontos fundamentais para a construção de um excelente texto dissertativo-argumentativo:

  1. Os critérios avaliativos – lembre-se sempre do que cada uma das cinco competências avalia e produza o seu texto dentro dessas exigências. Quanto mais você se aproximar daquilo que caracteriza as notas mais elevadas, mais chances você terá de atingir uma boa pontuação. Se você ainda tem dúvidas sobre os critérios avaliativos do Enem, clique aqui!
  2. A estrutura textual – nunca se esqueça da estrutura do texto dissertativo-argumentativo: introdução (apresentação do assunto e estabelecimento da tese), desenvolvimento (defesa do ponto de vista levantado) e conclusão (retomada do tema e da tese). Vale lembrar que o Enem exige a produção de uma proposta de intervenção, que, geralmente, é apresentada no último parágrafo.
  3. O conteúdo – é preciso apresentar argumentos que defendam o seu ponto de vista de maneira muito bem organizada e fundamentada. Pense sempre na tese e em dois argumentos que irão defendê-la e desenvolva um parágrafo para cada. Mantenha sempre o foco, não apresente muitas ideias, pois sua argumentação pode ser prejudicada. Desenvolva esses argumentos, questione os fatos, explique o que está sendo exposto, nunca deixe o seu leitor com dúvidas (não se esqueça de manter o foco naquilo que o tema está exigindo como discussão) e mobilize o seu repertório sociocultural. Traga para o texto informações de outras áreas do conhecimento que possam fundamentar aquilo que você está discutindo e deixe tudo muito bem articulado. Não se esqueça de mostrar um bom repertório dos recursos coesivos, as ideias do parágrafo e os próprios parágrafos precisam estar interligados.

Portanto, lembre-se sempre desses três pilares de sustentação de uma boa redação. Além disso, nesses últimos dias, tente manter a calma e o foco. Afinal, você se preparou muito bem!

Até a próxima semana!  

___________________________________

Se ainda tiver dúvidas sobre as competências do ENEM, leia o artigo com a análise completa de uma Redação Nota 1000 do ENEM.

Quer melhorar a sua escrita? Acesse o site do Projeto Redação.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000