Blog Projeto Redação

Como tirar mais de 900 pontos na Redação do ENEM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como tirar mais de 900 pontos na Redação do ENEM

Uma dúvida muito recorrente de quem estuda para qualquer prova é redação: por quanto tempo tenho que estudar para tirar uma nota suficiente para passar?

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida e depende, em muitos casos, de vários fatores, como: a quantidade materiais disponíveis, o grau de assimilação de conteúdo da pessoa, o quanto o aluno já entende dos assuntos abordados na prova, etc.

Por isso, não importa muito quanto tempo você estuda, mas a qualidade desse tempo. Será que você está aproveitando bem o seu tempo disponível?

Pensando nisso, hoje, selecionamos cinco passos para você otimizar o seu tempo e focar naquilo que, de fato, será eficiente. Então, se você quer atingir uma nota superior a 900 pontos na prova de Redação, leia atentamente os cinco tópicos que selecionamos para você:

1) CONHEÇA A PROVA DO ENEM

É fundamental que você conheça aquilo que será cobrado pela banca avaliadora, ou seja, você precisa dominar as competências avaliadas. Com isso, você consegue priorizar aquilo que é exigido e avaliado pela banca, direcionando a sua escrita para aquilo que é pedido, o que fará com que você atinja notas elevadas. Por isso, direcione parte do seu tempo para estudar sobre a prova (leia a Cartilha do Participante).

2) MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

Como você já tem conhecimento, a banca de correção do Enem opta por temas sociais atuais, isto é, na prova de redação, sempre será abordado algum assunto atual e que faz parte da realidade da sociedade brasileira. Pensando nisso, é importante que você se mantenha informado, que leia bastante (fontes diversas), assista a programas, participe de rodas de discussão, etc. Busque conhecimento sempre!

3) ENTRE EM CONTATO COM CONHECIMENTOS DE OUTRAS ÁREAS

Um dos pontos avaliados pela Competência II é a mobilização do repertório sociocultural, que é quando você mobiliza conhecimentos de outras áreas para compor o seu texto e fundamentar a sua discussão. Portanto, para conseguir trazer isso para o seu texto é necessário que você entre em contato com conhecimentos históricos, sociais, culturais, econômicos, etc. E como conseguir isso? Principalmente por meio de leitura. Por isso, não tenha preguiça de ler!

4) ESCREVA PELO MENOS UM TEXTO NOS MOLDES DO ENEM POR SEMANA

Não existe maneira melhor de estudar para a prova de Redação do Enem do que praticando. Então, tente produzir, pelo menos, um texto por semana dentro das exigências da prova (um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com as cinco competências avaliadas). Lembre-se sempre daquele ditado popular: “A prática leva à perfeição”.

Em fevereiro, eu e minha equipe ligamos pessoalmente para os estudantes que mais enviaram redações para o site do Projeto Redação, em 2017, para saber como eles foram nas provas e descobrimos o seguinte padrão:

Os estudantes do site que tiveram mais de 40 redações corrigidas no Projeto Redação, em 2017, tiraram notas acima de 900 pontos no ENEM.

Eu não estou dizendo que essa seja a única forma de você tirar essa nota, até porque isso depende do quanto você já domina a técnica.

Pense, se você enviar duas redações por semana para correção até outubro, você conseguirá ter mais de 40 redações corrigidas.

Foi por isso que criamos uma Garantia Exclusiva do Projeto Redação: caso o aluno assine um de nossos planos e envie 40 redações ou mais para correção em nosso site e não tire mais de 900 na redação do ENEM, nós devolveremos o valor integral pago pelo plano. Clique aqui e conheça nossos planos.

5) REFLITA SOBRE A SUA ESCRITA NA REDAÇÃO

Escreva bastante, submeta os seus textos a algum professor, para que ele possa avaliar e te dar um direcionamento, e, sempre que tiver um retorno, leia atentamente as observações feitas, releia o seu texto, reescreva, se for necessário, e tente identificar os problemas mais recorrentes em sua escrita. Somente com esse tipo de reflexão é que você poderá identificar as estratégias que estão funcionando e as que não estão funcionando.

6) UTILIZE O CUPOM DE 25% DE DESCONTO NO PROJETO REDAÇÃO

Isso mesmo… Quem ler esse artigo já ganha um cupom de desconto exclusivo nos planos Anual e Anual Medicina. Basta utilizar o cupom QUERONOTA1000 e resgatar um cupom de 25% de desconto.

Mas ATENÇÃO: o cupom é válido apenas até dia 20 de abril.

Um grande abraço e até a próxima!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000