Blog Projeto Redação

Confira 8 dicas sobre como ter foco nos estudos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já deve saber que nem sempre é fácil se concentrar nos estudos, né? Afinal, muitas vezes, nos distraímos com as notificações das redes sociais e perdemos tempo com o feed de notícias, entre outras coisas que roubam nossa atenção. Por isso, você precisa saber como ter foco nos estudos.

Neste artigo, reunimos 8 dicas infalíveis para te ajudar na sua rotina de estudos e garantir sua aprovação em exames de vestibular e concurso. Continue a leitura para saber mais!

Veja como ter foco nos estudos

A seguir, separamos 8 dicas sobre como ter foco nos estudos que vão te ajudar a se organizar para o exame que vai prestar. Confira!

1. Estude em um lugar confortável

Antes mesmo de começar a estudar, é preciso buscar um ambiente confortável para manter sua concentração. Se você for estudar em casa, escolha um ambiente silencioso, com pouca interferência de outras pessoas.

Esse ambiente também precisa ser organizado, ok? Quando existem objetos em excesso no seu campo visual, a sua concentração fica prejudicada. Nossa dica é que você organize todos os materiais necessários: cadernos, livros, apostilas, lápis, borracha, caneta etc. 

Para tornar esse ambiente ainda mais confortável, não se esqueça de se preocupar com a ventilação, a iluminação e a ergonomia da sua cadeira. 

2. Faça um cronograma de estudos

A melhor forma de se organizar e ter disciplina nos estudos é fazer um planejamento para administrar seu tempo. Sabendo disso, nossa segunda dica é: faça um cronograma de estudos!

Nesse sentido, é possível montar uma rotina com todas as atividades que você precisa realizar durante a semana, incluindo horários fixos para estudar cada disciplina. 

Intercale as disciplinas

Entretanto, estudar a mesma disciplina por muito tempo aumenta o nosso cansaço e nos atrapalha a reter informações. Por isso, você deve criar um planejamento com as matérias divididas e intercaladas ao longo da semana. 

Utilize o método Pomodoro

Além disso, é válido utilizar o método Pomodoro para dividir os estudos em blocos de 25 minutos e descansar por cinco minutos a cada etapa concluída. Essa técnica vai otimizar seu tempo e aumentar seu rendimento. 

3. Faça pausas longas para se distrair

Mais do que descansar por cinco minutos, você precisa de pausas longas para se distrair. Afinal, o estudo em excesso pode causar muitos prejuízos, como:

  • falta de produtividade;
  • diminuição na capacidade de reter informações;
  • necessidade de buscar tratamento enquanto estuda.

Lembre-se: o descanso é fundamental para você se concentrar nos estudos e mandar bem em qualquer prova.

4. Estabeleça metas possíveis de serem cumpridas

Já que você precisa estudar muitos conteúdos para mandar bem em exames de vestibular e concurso, nossa próxima dica sobre como ter foco nos estudos é: estabeleça metas possíveis de serem cumpridas.

Se você estabelecer metas grandes demais, as chances de você realizá-las serão menores. Por outro lado, quando você divide os conteúdos que precisa estudar em tarefas menores, seguindo o seu próprio ritmo, tudo fica mais simples.  

5. Se livre das distrações

A gente sabe que a tecnologia facilitou a nossa vida em todos os âmbitos, inclusive na área da educação. No entanto, em alguns momentos, ela pode atrapalhar mais do que ajudar, né? 

Por isso, nossa próxima dica é se livrar das distrações causadas pelos aparelhos eletrônicos, como as notificações das redes sociais. Você tem duas opções: desligar seu celular ou silenciar a função de notificações por um tempo. 

6. Escreva à mão em vez de digitar 

Como a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida, é muito comum usarmos o celular para digitar algumas informações. Contudo, nossa próxima dica sobre como ter foco nos estudos é: escreva à mão em vez de digitar

Alguns estudos já mostraram que escrever à mão ajuda o nosso cérebro a compreender e memorizar os conteúdos estudados. Por isso, é válido ter um caderno para fazer anotações sobre os tópicos principais de cada matéria. 

Nem sempre o jeito mais fácil de se fazer alguma coisa é o que traz melhores resultados, né? 

7. Use marcador de texto 

Outra dica sobre como ter foco nos estudos é usar marcador de texto para destacar as partes mais importantes das suas anotações. Com essa prática, você terá mais facilidade para localizar essas informações depois. 

Você pode, inclusive, utilizar cores diferentes de canetas para tornar seu material mais dinâmico e atrativo. Por incrível que pareça, essa técnica proporciona bons resultados nos estudos.  

8. Mantenha a saúde em dia

Por fim, chegamos à última dica sobre como ter foco nos estudos: mantenha a saúde em dia. Já mencionamos aqui que estudar em excesso pode causar alguns prejuízos, certo? 

Nesse sentido você precisa ter uma boa noite de sono para acordar disposto no dia seguinte. Antes de dormir, é recomendável desligar o celular ou colocá-lo no silencioso para não ser interrompido durante o sono. 

Além disso, você precisa cuidar da sua alimentação. Nada de consumir açúcar e carboidrato em excesso, ok? Também não exagere no café e nunca tome remédios estimulantes!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como ter foco nos estudos? Agora, confira mais um artigo sobre esse assunto e veja como estudar para Medicina!

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000