Blog Projeto Redação

Entenda tudo sobre como funciona o Prouni

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que promove bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%), para estudantes, em universidades privadas de ensino superior. Então,  saber como funciona o Prouni pode ajudar muito a ingressar na faculdade. 

Devido às dúvidas frequentes sobre o processo de seleção do programa, preparamos este artigo com todas as informações detalhadas para você!. 

Como funciona o Prouni? 

Como dito anteriormente, o Prouni é um programa, oferecido pelo Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Uma das principais características desse programa é que você utiliza sua nota do Enem para participar do processo seletivo para bolsas de estudos, além da comprovação socioeconômica

Quem pode participar?

Mais uma das questões sobre como funciona o Prouni, é quem pode participar. Podem se inscrever candidatos que não possuem diploma de curso superior, que tenham participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos, na média das notas do exame, e nota superior a zero na redação

Além disso, os inscritos devem atender a, pelo menos, um dos requisitos a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola; 
  • ser uma pessoa com deficiência; 
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Nesse caso, não é exigida a comprovação de renda.

Como são feitas as inscrições?

Outro ponto sobre como funciona o Prouni, é saber como são as inscrições. Esse processo é bem parecido com o Sisu:

  • O participante entra no portal do programa,clica na parte de inscrições e é direcionado para uma página do site do Governo;
  • após isso, o participante faz o login na página ou o cadastro, caso seja o primeiro acesso;
  • em seguida, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis;
  • outra informação é que durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. No final de cada dia, o sistema calculará a nota de corte, para ajudar os estudantes na hora de escolher qual opção seguir. 

Onde é disponibilizado o cronograma?

Além dessas informações, outras dúvidas sobre como funciona o Prouni podem ser solucionadas ao consultar o cronograma do processo, que é disponibilizado sempre no site oficial

Sobre as datas de cada edição, há uma ligação entre elas e a data do Enem. \então, como o resultado do Exame costuma sair em janeiro, a primeira edição do Prouni costuma ser logo após. 

Mais uma coisa sobre o período de inscrições que deve ser observada, é que existem duas edições do programa por ano. Assim, se você não for selecionado no primeiro semestre, poderá se inscrever no segundo.

O que fazer após a aprovação?

Quando você é selecionado para o Prouni tenha noção que isso é apenas uma pré-seleção. Após receber a aprovação, você deve ir até a instituição de ensino em que conseguiu a vaga e comprovar, com documentos, as informações que foram colocadas na hora da inscrição. 

Além disso, quando pensamos em como funciona o Prouni, devemos, novamente, ter em mente o calendário, que é divulgado nas vésperas da abertura do sistema. Nele, existe o período oficial de matrícula e outras datas importantes.

O que fazer se não for aprovado?

Como a documentação é um pouco extensa, para comprovar as informações necessárias, muitos estudantes costumam desistir. Mais que isso, algumas matrículas não são homologadas, por falta de documentação ou fraude. 

Sendo assim, você ainda tem chances nas outras chamadas. Essas novas classificações são divulgadas pelo site do Prouni ou das próprias universidades, logo, você deve ficar bem atento, caso seja contemplado por uma vaga remanescente.

Mas, apesar de existir a possibilidade de ser contemplado por essas vagas, você já deve começar a se preocupar com o próximo Enem. Para isso, você pode iniciar um novo cronograma de estudos e, também, criar estratégias para melhorar sua nota no Exame

Agora que você já sabe como funciona o Prouni, que tal ler mais sobre outros processos seletivos para universidades no nosso artigo: o que fazer depois do Enem?

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000