5 dicas de como fazer uma redação passo a passo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Tem muita gente por aí que vende fórmula pronta para redação. Porém, o caminho para um redação nota máxima não é bem esse! Pensando nisso, selecionamos as melhores estratégias para você saber como fazer uma redação passo a passo!

Como todo processo criativo, produzir um texto não tem receita pronta. Mas não pense que estamos falando que não há critérios a serem seguidos de acordo com a prova que você vai fazer. 

Diante disso, pensando em te preparar para os melhores processos seletivos, criamos um roteiro com 5 dicas para você saber como fazer uma redação passo a passo. Vamos lá?

1. Conheça e domine as características do texto que será solicitado

São inúmeros os modelos de texto que podem ser exigidos nos processos seletivos de vestibulares e concursos. 

Em algumas provas, por exemplo, podem ser exigidos mais de um tipo de texto para o candidato produzir, como a prova de redação da Unicamp.

Ainda que isso seja possível em algumas provas, o que temos de mais recorrente nas provas de redação são os textos dissertativos-argumentativos. 

Então, pensando em te preparar para o que mais é cobrado nos exames, vamos detalhar o que você precisa saber sobre a estrutura desse tipo de texto. 

Ah, e vale lembrar que as características básicas que vamos listar aqui serão válidas para outros gêneros argumentativos que aparecem muito por aí, como, por exemplo, o artigo de opinião. 

Portanto, fique ligado(a) porque essas dicas são mais que valiosas para quem quer alcançar nota máxima nas redações argumentativas.

Estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo

Tese

Opinião, ponto de vista, tese. Independente da forma como você conhece, é necessário ter em mente que um texto argumentativo não será um bom texto se não tiver uma tese bem delineada. 

Portanto, listamos a tese como a primeira etapa neste esquema de como fazer uma redação passo a passo, porque, caso você não tenha isso bem definido, todas as estruturas que estão por vir não serão elaboradas de forma estratégica.

Isso porque, como os textos argumentativos têm como função principal a apresentação e defesa de um ponto de vista, se você não se atentar à elaboração da tese, certamente a sua argumentação não será tão consistente. 

Mas afinal, como elaborar uma tese? 

Para que você consiga fazer uma boa elaboração, você deve ter em mente que é necessário construir uma reflexão em que você apresente os problemas que serão discutidos ao longo do texto.

Além disso, há, também, a possibilidade de indicar a linha de raciocínio, ou teoria, que será utilizada para analisar o problema que o tema apresentou.

Para exemplificarmos, selecionamos um tema da nossa plataforma: Política de desenvolvimento social no Brasil.

Tese indicando os problemas que serão discutidos ao longo do texto: A falta de acesso a uma educação de qualidade e, consequentemente, uma má remuneração no mercado de trabalho sustentam uma política desigual de desenvolvimento social no Brasil. 

Tese indicando a linha de raciocínio que será utilizada para analisar o problema central que o tema apresenta: O elitismo presente no modo de governar brasileiro impede o funcionamento de uma política que garanta um igualitário desenvolvimento social no país.

Introdução 

Nesta primeira parte do texto, você deve contextualizar o tema e apresentar a sua tese. 

E para que a contextualização seja feita da melhor forma possível, você deve utilizar algum recurso para apresentação dos recortes temáticos. Alguns exemplos desses recursos são: alusão histórica, citação, exemplificação e intertextos. 

A fim de exemplificar uma estrutura introdutória completa, selecionamos uma introdução, que faz uso de uma citação para contextualizar o tema, sobre a frase temática do exemplo anterior.

Certa vez, o filósofo  grego Aristóteles disse que “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”. Tal pensamento é posto em prática com o surgimento das políticas sociais, que, no Brasil, tiveram sua base na Constituição Federal de 1988. Todavia, mesmo sendo uma solução para inúmeros problemas, infelizmente, são impactadas pela má administração pública, o que torna as dificuldades sociais uma equação difícil de solucionar.

Quer conferir mais textos sobre os mais variados temas? Basta acessar a nossa plataforma e conferir ótimos exemplos de redações dissertativas-argumentativas.

Desenvolvimento 

Como apontamos anteriormente, elaborar a tese antes de iniciar o seu texto vai te auxiliar ao longo de todo o processo de escrita da redação. Principalmente na parte que nos dedicamos mais à argumentação do texto, os parágrafos de desenvolvimento.

Normalmente, para as redações de vestibulares e concursos, indicamos que você construa dois parágrafos de desenvolvimento com, em média, 7 linhas cada. 

E o que você deve fazer para construir bons parágrafos de desenvolvimento? 

Para que não restem mais dúvidas sobre essa parte tão importante de um texto argumentativo, fizemos uma divisão da estrutura que todo parágrafo argumentativo deve ter. Vamos lá?

Apresentação da ideia central do parágrafo – essa ideia deve estar diretamente relacionada à sua tese, podendo ser apresentada, por exemplo, por meio de um exemplo de nosso cotidiano.

Análise da ideia central do parágrafo – aqui você deve desenvolver a sua crítica sobre o aspecto problemático que a ideia central aborda; uma boa dica, aqui, é tentar analisar o porquê daquele problema existir.

Fundamentação da análise da ideia central – nesta parte, você deve trazer alguma área de conhecimento específico que comprove o que foi lançado como análise crítica da ideia central como, por exemplo, uma alusão histórica. 

Exemplo de um bom parágrafo de desenvolvimento sobre o tema que selecionamos no início do nosso passo a passo.

Tese da redação

No entanto, tal desenvolvimento econômico trouxe consigo mazelas sociais provocadas pela ineficaz distribuição de renda e pela errônea estruturação dos estratos sociais.

Primeiro parágrafo de desenvolvimento da redação

A Constituição brasileira é regida por enésimos artigos e incisos que asseguram ao cidadão o direito a uma vida social digna. Nota-se, porém, controvérsias a esse fato, as quais sustentam o desigual regime de desenvolvimento social. Para isso, basta analisar o cenário de construção das favelas e contrastar com dos condomínios das zonas de luxo das grandes cidades, como Rio de Janeiro. É evidente o desnivelamento e a priorização dos estratos que, historicamente, detém o poder, seja com saneamento básico ou segurança. Assim sendo, essa estruturação é uma infeliz herança das antigas sociedades, em que o topo da pirâmide era ocupada pelo rei e patrícios (nobres) e a base pelos plebeus (proletariado).

Conclusão

Chegamos ao final de nosso texto dissertativo-argumentativo, a conclusão. Aqui é a parte em que você retomará e reafirmará a sua tese. Perceba como, novamente, estamos voltando à primeira etapa de nosso passo a passo.

Assim como há recursos para introdução e para o desenvolvimento, também temos algumas estratégias para finalizarmos o nosso texto.

A exemplo, podemos finalizar a nossa redação trazendo alguma citação que esteja alinhada com a nossa tese para que possamos apresentar a nossa leitura crítica e, então, retomarmos o que propomos ao longo de todo o nosso texto.

Além disso, outra forma bastante comum é finalizarmos com uma proposta de solução para os problemas que foram discutidos em nossa redação.

Isso é o que acontece nos textos para o Enem, pois, além de ser um critério de avaliação do Exame, é um ótimo recurso para fecharmos nossa linha de raciocínio. 

Exemplo de conclusão sobre o tema: Política de desenvolvimento social no Brasil.

Percebe-se, portanto, que o crescimento econômico vivenciado no Brasil necessita de um regime eficaz de desenvolvimento social. Para isso, o Estado deve agir com políticas que priorizem as regiões e os estratos mais afetados pela má distribuição de renda, criando, dando continuidade e ampliando programas como o Bolsa Família. Além disso, como medida a longo prazo, é papel do poder legislativo a reformulação das leis de assistência social, por meio de emendas que pressionem os estados e municípios a criarem regimes de enfrentamento à pobreza e à desigualdade. Ao executar essas propostas, a estruturação piramidal do Brasil será dissolvida, proporcionando um desenvolvimento social linear. 

2. Saiba ler e interpretar a frase temática e os textos motivadores para dominar o passo a passo de como fazer uma redação

Um erro bem comum da maioria dos(as) estudantes é achar que fazer uma boa redação é apenas saber qual é o tema e colocar tudo o que sabe sobre na folha de papel. 

Bom, se você é uma dessas pessoas, sinto informar, mas você está fazendo tudo errado. 

O que é oferecido pela banca avaliadora, frase temática e textos motivadores, é extremamente valioso para que possamos desenvolver um texto de acordo com o que é esperado pelos avaliadores(as).

Leia e analise a frase temática

Antes de você partir para a leitura dos textos da coletânea, é fundamental investir na leitura crítica das palavras da frase tema.

Isso porque os recortes temáticos, quando analisados cuidadosamente, já te proporcionarão algumas reflexões críticas sobre o tema que poderão ser utilizados na produção de sua redação.

Tendo isso em vista, não dê apenas aquela passada de olho no tema, analise minuciosamente cada palavra que está na frase.

Uma das estratégias para analisar bem a frase temática é procurar sinônimos para cada palavra que ali está. Isso te auxiliará em dois pontos valiosos para a produção de uma redação nota máxima.

Em primeiro lugar, você estará compreendendo melhor o que a banca avaliadora espera como discussão sobre o tema, uma vez que trabalhar com sinônimos é apurar os significados das palavras.

Em segundo lugar, será possível evitar possíveis repetições ao longo do seu texto, uma vez que você já terá sinônimos de cada uma das palavras da frase temática para desenvolver suas ideias ao longo do texto.

Faça uma leitura crítica de cada um dos textos motivadores

Depois que você já sabe exatamente o que a banca avaliadora espera como discussão em relação ao tema, é hora de confirmar sua análise e ampliar as possíveis relações críticas que aquele tema atravessa.

Portanto, não dê apenas aquela “passada de olho” nos textos e gráficos da coletânea. 

Com certeza, tudo que foi colocado ali no material foi meticulosamente pensado pela banca avaliadora.

E é claro que você não quer produzir nada que não esteja de acordo com o esperado pelos(as) seus(suas) avaliadores(as), não é mesmo? 

3. Saber como fazer uma redação passo a passo deve contar com um planejamento textual

Assim como muitos ignoram a importância da leitura crítica da frase tema e dos textos motivadores, fazer um planejamento textual também não é algo muito recorrente.

Pois bem, isso aí abriga um grande problema para quem quer alcançar uma boa nota de redação nos vestibulares e concursos.

Diante disso, para que você evite resultados ruins, saber como fazer uma redação passo a passo precisa passar pela etapa de elaboração de um projeto de texto. 

Como montar meu planejamento de texto?

Depois da leitura crítica de tema e textos da coletânea, várias ideias e relações argumentativas já surgiram, mas essas ainda não foram devidamente selecionadas a fim de que sua defesa esteja, de fato, bem construída. 

Portanto, com o objetivo de que nossa redação atenda aos critérios exigidos pela banca avaliadora e consiga alcançar seu principal objetivo, apresentação e fundamentação de tese, precisamos organizar nossas ideias.

O momento da criação de nosso planejamento textual consiste em: selecionar ideias, fatos, argumentos; pensar a relação e disposição (organização) desses e, por fim, delinear os limites de interpretação de cada um.

Exemplo de projeto de texto sobre o tema da prova de redação da Fuvest do ano de 2013. 

TESE

O homem pós moderno crê, erroneamente, que pode se tornar pleno exclusivamente por meio do consumo.

INTRODUÇÃO

Recurso para introdução: análise da propaganda do Cartão de crédito X + tese.

DESENVOLVIMENTO I

Ideia: a definição e a manutenção do ideal capitalista.

Estratégia para fundamentação: definição e exemplificação das ferramentas: mídia e propaganda.

DESENVOLVIMENTO II

Ideia: consequências do ideal capitalista – o cultivo do vazio interior por meio do consumo.

Estratégia para fundamentação: discurso de autoridade – Karl Marx – o fetiche da mercadoria e a reificação do homem.

CONCLUSÃO

Complemento de reflexão/crítica final: números de casos de depressão e suicídio.

Retomada de tese: o consumo se torna nocivo, uma vez que torna-se o auto-flagelo do homem. 

Descubra mais estratégias para uma redação nota máxima e confira alguns exemplos de planejamentos textuais acessando o nosso artigo sobre como começar uma redação. 

4. Esteja atento(a) à gramática

De nada adianta fazer tudo o que falamos anteriormente se a sua redação não estiver de acordo com a modalidade padrão da Língua Portuguesa.

Ainda que o texto tenha sido bem construído, com argumentos consistentes, exemplificações e citações, caso o texto apresente muitos desvios, você será penalizado(a).

Portanto, não deixe aquela vírgula passar, ou faltar. Cuidado com a grafia das palavras. Esteja bem atento(a) à concordância verbal e nominal. Não deixe de verificar se a acentuação das palavras está devidamente assinalada.

E como fazer para evitar esses desvios? Além de estudar o que você mais tem errado, é extremamente valioso praticar. Apenas praticando é que você terá um retorno do que ainda precisa melhorar.

Quer ter as devolutivas com correções e comentários que apontam especificamente onde está o seu erro? Acesse agora a nossa página para escolher o melhor plano para você e seja avaliado(a) pelos melhores(as) professores de redação!  

5. Faça uma revisão ao passar o texto a limpo

É chegada a hora de construirmos a versão final de nossa redação. Até porque o nosso texto está mais que pronto, ele já está completo.

Ao seguir tudo o que foi dito até aqui, você, além de saber como fazer uma redação passo a passo, também já está com o texto prontíssimo. 

As ideias já foram selecionadas, o que será usado para fazer a fundamentação de suas análises já foi escolhido. E como já foi muito bem planejado, está tudo pronto. 

Então, é hora de passar o seu texto para a folha de redação. E para garantir que nada saia do seu controle ali naquele momento de muita tensão, ao passar o seu texto a limpo, vá revisando o que você escreveu.

Isso fará com que aquela falta de vírgula seja sanada rapidamente ou que aquela palavra seja trocada por uma que enfatize mais a crítica que você quer delinear ali naquele trecho do parágrafo de desenvolvimento. 

Agora sim, você, definitivamente, já domina as melhores estratégias de como fazer uma redação passo a passo para garantir uma nota máxima.

E como a gente não cansa de dica boa, aqui vai mais uma de ouro: não se esqueça de saber usar bem os conectivos para interligar ideias e orações a fim de garantir progressão textual.

Ainda não sabe o que são conectivos? Não sabe quais são? E como usá-los? Para conferir mais essa estratégia para um texto nota máxima, conheça 19 tipos de conectivos diferentes para redação.

como fazer uma redação passo a passo: banner divulgando o curso de redação da professora Jana Rabelo

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000